“Pensar a cidade e a casa, em perspectiva histórica e socioantropológica, é fundamental para o entendimento de nós mesmos. Escrevendo em meados do século XIX, ( o arquiteto francês ) Viollet-le-Duc já dizia que a casa é certamente o que melhor caracteriza “os costumes, os gostos e os usos de um povo”. Mas não se trata só de especificidades culturais. A casa é também o objeto construído onde mais acintosamente se expressa a desigualdade social. Entre o barraco de madeira e a cobertura de luxo, isso diz muito de nós mesmos. O sociólogo Louis Wirth está certíssimo quando diz que uma civilização pode ser julgada pelas condições mínimas de moradia que tolera.” Disponível em: <https://oglobo.globo.com/epoca/sociedade/minha-casa-minha-vida-constroi-hoje-as-favelas-de-amanha-diz-antonio-riserio-23864615>. Acesso: 25 nov. 2024.
Pensar a cidade e a casa em perspectiva histórica e socioantropológica permite compreender aspectos culturais e sociais fundamentais de uma civilização. Com base no texto, assinale a alternativa correta:
A) Viollet-le-Duc defendia que a casa é exclusivamente um reflexo das capacidades tecnológicas de uma sociedade, sem relação com sua cultura ou costumes.
B) A desigualdade social não se manifesta nas condições de moradia, pois esta é determinada apenas por fatores econômicos.
C) O sociólogo Louis Wirth argumenta que uma civilização pode ser avaliada com base nas condições mínimas de moradia que ela tolera para sua população.
D) Entre os principais fatores que definem a casa estão apenas elementos culturais, sem relação com desigualdades estruturais da sociedade.
E) Segundo o texto, a casa é um elemento secundário no entendimento dos costumes e usos de um povo, sendo mais relevante o estudo de instituições políticas.
9. “A estratificação social é conceituada como um arranjo hierárquico entre os indivíduos da sociedade, dividindo-os pelo poder existente e por sua riqueza. Nada mais é do que uma espécie de diferenciação hierárquica entre indivíduos e grupos, de acordo com suas posições, estamentos ou classes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário