“A estratificação social é conceituada como um arranjo hierárquico entre os indivíduos da sociedade, dividindo-os pelo poder existente e por sua riqueza. Nada mais é do que uma espécie de diferenciação hierárquica entre indivíduos e grupos, de acordo com suas posições, estamentos ou classes. A estratificação é como uma espécie de montanha. Pode ser considerada também como uma pirâmide, onde serão observados os caracteres diferenciadores de cada estrato. Esta indica a existência de diferenças, desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade, indicando a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes, onde os critérios a serem utilizados para diferenciá-los são econômicos, políticos e sociais.” Disponível em:<https://ambitojuridico.com.br/dialogo-sobre-a-estratificacao-social/> Acesso: 25 nov. 2024.
Com base no texto sobre estratificação social, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito e as características desse fenômeno:
A) A estratificação social é um sistema de organização em que todos os indivíduos possuem acesso igualitário às riquezas, ao poder e às posições sociais.
B) Trata-se de um arranjo hierárquico que divide a sociedade em grupos diferenciados por critérios econômicos, políticos e sociais.
C) A estratificação social é sempre baseada em fatores biológicos, como raça e gênero, e ignora aspectos econômicos e políticos.
D) O conceito de estratificação social exclui as desigualdades econômicas, focando apenas nas diferenças culturais entre os indivíduos.
E) A ideia de estratificação social descarta qualquer relação com classes, estamentos ou grupos hierarquicamente organizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário