Imaginação sociológica, do original em inglês sociological imagination, é um termo da sociologia originalmente proposto pelo cientista social norte-americano C. Wright Mills. O termo se refere ao exercício intelectual de conexão entre experiências individuais e os seus contextos sociais. Trata-se de uma habilidade, desenvolvida com o objetivo de interpretar situações do cotidiano através da compreensão de processos sociais mais amplos. Para isso, busca-se analisar a própria sociedade a partir de um ponto de vista externo, procurando diminuir a influência na análise dos próprios valores culturais adquiridos ao longo da vida.
Com base no conceito de imaginação sociológica, assinale a alternativa correta:
a) A imaginação sociológica busca justificar as crenças culturais individuais como verdades universais.
b) O objetivo central da imaginação sociológica é incentivar o julgamento moral sobre as práticas sociais de outros grupos culturais.
c) C. Wright Mills define a imaginação sociológica como uma forma de análise exclusiva para contextos históricos, sem relação com experiências individuais.
d) A imaginação sociológica é a capacidade de interpretar situações do cotidiano relacionando-as com processos sociais mais amplos, diminuindo a influência dos valores culturais pessoais.
e) A imaginação sociológica é uma habilidade usada apenas por cientistas sociais para realizar pesquisas sobre culturas exóticas e distantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário