“A segregação residencial na Índia urbana vem do antigo sistema de castas que divide a sociedade em grupos hierárquicos. Os ambientes construídos são um reflexo da ordem social e dos ideais dinâmicos da sociedade. Bairros e cidades são relíquias culturais moldadas por diversas comunidades, algumas com mais voz do que outras. Nas últimas décadas, as metrópoles indianas têm crescido com a urbanização. A segregação residencial que padroniza as cidades da Índia pode ser compreendida através do sistema de castas. A questão, no entanto, é em grande parte interseccional. Forças enraizadas em classe, religião e gênero também estruturam o cenário social do país.”Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/983911/disparidades-urbanas-como-as-castas-moldam-as-cidades-indianas> Acesso: 25 nov. 2024.
O sistema de castas na Índia tem impacto direto na organização das cidades e na segregação residencial. Sobre as características desse sistema e suas implicações na sociedade indiana, assinale a alternativa correta:
A) O sistema de castas é exclusivo da zona rural, sem influência significativa sobre a urbanização na Índia.
B) As cidades indianas são caracterizadas por uma homogeneidade social e cultural devido à urbanização e à igualdade de acesso às moradias.
C) A urbanização recente eliminou completamente os impactos do sistema de castas na sociedade indiana.
D) A segregação residencial e a organização urbana na Índia seguem exclusivamente padrões econômicos, sem relação com o sistema de castas.
E) A segregação residencial nas cidades indianas é um reflexo direto da hierarquia do sistema de castas, associado também a questões de classe, religião e gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário