terça-feira, 26 de novembro de 2024

DESIGUALDADE SOCIAL E MOBILIDADE URBANA

  “Como espelho da sociedade brasileira, a mobilidade ou o ato de ir e vir, também reflete suas muitas desigualdades. “São várias questões, para além da desigualdade de renda, que vão fazer com que pessoas pretas e pardas experimentem uma mobilidade diferente”, diz Glaucia Pereira, pesquisadora na área e fundadora do Instituto de pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana. Maioria entre os usuários de transporte público, as pessoas negras são minoria entre os proprietários de carros. De acordo com estudo da Multiplicidade, 70% das famílias negras paulistas não têm automóvel, e isso assume uma relevância ainda maior em uma sociedade que é voltada para esse modal, realidade que se repete em todo o território nacional.” Disponível em:<https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/dia-da-consciencia-negra-mobilidade-urbana-reflete-desigualdade-social-brasileira/> Acesso: 25 nov. 2024.


Com base no texto, qual alternativa apresenta corretamente a relação entre mobilidade urbana e desigualdade social no Brasil?


A) A desigualdade na mobilidade urbana é restrita às diferenças de renda, sem relação com questões raciais ou sociais.

B) A falta de acesso ao automóvel afeta igualmente todas as famílias, independentemente da classe ou cor.

C) A pesquisa revela que o transporte público é amplamente suficiente para atender às necessidades de mobilidade da população negra.

D) A mobilidade urbana reflete desigualdades estruturais, onde pessoas negras, maioria entre os usuários de transporte público, enfrentam maiores desafios.

E) A posse de automóveis entre famílias negras paulistas não reflete desigualdades sociais, sendo apenas uma questão de escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário