quinta-feira, 5 de setembro de 2024

MODELO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO

Karl Popper formulou um novo método. É o modelo hipotético-dedutivo. Para Popper, a busca do conhecimento não se dá a partir da simples observação de fatos e inferência de enunciados. Na verdade, esta nova concepção pressupõe um interesse do sujeito em conhecer determinada realidade que o seu quadro de referências já não mais satisfaz. Por isso, a mera observação não é levada em conta, mas sim uma observação intencionalizada, orientada e seletiva que busca criar um novo quadro de referências.

É assim que surge o modelo hipotético-dedutivo. A partir da seleção do objeto a ser observado, e verificada a insuficiência do quadro de referências, o cientista formula uma hipótese geral da qual se deduzem consequências que permitem a possibilidade de uma experiência. Aqui já não mais é necessário verificar para atribuir significado, isto é, verdade ou falsidade, mas a tentativa é de refutar a teoria que permite o estabelecimento de um conhecimento e a possibilidade de seu desenvolvimento."

Qual das afirmações abaixo descreve corretamente esse processo?

a) A busca do conhecimento se baseia na simples observação de fatos e na inferência direta de enunciados.

b) O cientista deve se concentrar na verificação de hipóteses para atribuir-lhes um significado verdadeiro ou falso.

c) A observação deve ser intencionalizada, orientada e seletiva, visando criar um novo quadro de referências que supere a insuficiência do atual.

d) O modelo hipotético-dedutivo descarta a necessidade de formular hipóteses gerais, focando apenas na observação direta dos fenômenos.

e) O conhecimento é estabelecido apenas através da confirmação repetida das teorias, sem a necessidade de tentar refutá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário