quinta-feira, 5 de setembro de 2024

FILOSOFIA DA CIÊNCIA

 “O filósofo da ciência Thomas Kuhn propôs que o desenvolvimento da ciência não é linear e cumulativo, mas ocorre por acúmulo de dados dentro de um paradigma (ciência normal), que, periodicamente, entra em crise e é substituído por outro em um processo chamado de revolucionário. Essa tese foi contestada em vários aspectos. As mudanças paradigmáticas incomensuráveis (incomparáveis) só ocorreriam na passagem de uma protociência para a ciência madura. Uma ciência, uma vez estabelecida, tem seus arcabouços ampliados, ao invés de serem substituídos. O progresso da ciência ocorre, pois, com o surgimento de novos conceitos e mecanismos, que são postos em concorrência com os contemporâneos, prevalecendo aqueles que adquirem mais apoios.”Disponível em: <https://jornal.usp.br/cultura/livro-descomplica-a-filosofia-da-ciencia/>. Acesso: 13 ago. 2024.

De acordo com o filósofo da ciência Thomas Kuhn, como ocorre o desenvolvimento da ciência?

a) A ciência se desenvolve de maneira linear e acumulativa, com novos conhecimentos sempre substituindo completamente os anteriores.

b) O desenvolvimento da ciência ocorre por meio do acúmulo de dados dentro de um paradigma, que entra em crise periodicamente e é substituído por outro em um processo revolucionário.

c) O progresso científico ocorre apenas quando antigos paradigmas são completamente descartados e substituídos por novos, em um processo contínuo e sem crise.

d) As mudanças paradigmáticas só ocorrem na transição de uma ciência madura para uma ciência experimental, o que resulta em um retorno ao estágio de protociência.

e) A ciência se desenvolve sem crises paradigmáticas, pois os novos conceitos e mecanismos não entram em concorrência com os paradigmas estabelecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário