quinta-feira, 5 de setembro de 2024

KARL POPPER E CIÊNCIA

 "A noção de ciência para Karl Popper pode ser pensada a partir de dois pontos fundamentais: o caráter racional da ciência e o caráter hipotético das teorias científicas. A ciência, como um projeto humano, não é impassível de transformação, o que possibilitou o surgimento de diversas teorias. O que há em comum entre esses modos variados de se fazer ciência, ele mesmo responde em sua obra Conjecturas e Refutações (1972): o caráter racional da ciência. Diz ele:

Um dos ingredientes mais importantes da civilização ocidental é o que poderia chamar de 'tradição racionalista', que herdamos dos gregos: a tradição do livre debate – não a discussão por si mesma, mas na busca da verdade. A ciência e a filosofia helênicas foram produtos dessa tradição, do esforço para compreender o mundo em que vivemos; e a tradição estabelecida por Galileu correspondeu ao seu renascimento. Dentro dessa tradição racionalista, a ciência é estimada, reconhecidamente, pelas suas realizações práticas, mais ainda, porém, pelo conteúdo informativo e a capacidade de livrar nossas mentes de velhas crenças e preconceitos, velhas certezas, oferecendo-nos em seu lugar novas conjecturas e hipóteses ousadas. A ciência é valorizada pela influência liberalizadora que exerce – uma das forças mais poderosas que contribuiu para a liberdade humana.(POPPER, 1972).

Com base no texto sobre a noção de ciência de Karl Popper, qual das alternativas abaixo reflete corretamente a visão popperiana sobre o caráter da ciência?


a) A ciência é uma atividade estática, que preserva teorias imutáveis ao longo do tempo.

b) O caráter racional da ciência se baseia apenas em suas realizações práticas, sem considerar o conteúdo informativo das teorias.

c) A ciência não se envolve com a tradição racionalista, sendo um produto exclusivamente moderno.

d) A ciência, segundo Popper, deve livrar as mentes de velhas crenças e preconceitos, oferecendo novas conjecturas e hipóteses ousadas.

e) O caráter hipotético das teorias científicas torna-as inquestionáveis e imunes a refutações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário