quinta-feira, 5 de setembro de 2024

KARL POPPER

 ”Um dos principais críticos das teorias de Freud foi o austro-britânico Karl Popper (1902-1994). Um dos mais influentes filósofos do século 20, Popper considerava a psicanálise uma pseudociência por produzir hipóteses que não podem ser refutadas empiricamente, chegando a compará-la à astrologia. Ele defendia que a ciência se diferencia da pseudociência ou da superstição, porque hipóteses científicas podem se mostrar falsas por meio da observação e de experimentos.”Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c90vjnlv97do. Acesso: 13 ago. 2024.

Com base no texto sobre Karl Popper e suas críticas às teorias de Freud, qual das alternativas abaixo descreve melhor a visão de Popper sobre a psicanálise e a ciência?


a) Popper acreditava que a psicanálise era uma ciência válida, pois suas hipóteses poderiam ser confirmadas por observação direta.

b) De acordo com Popper, a psicanálise é comparável à astrologia porque suas hipóteses não podem ser refutadas empiricamente.

c) Popper defendia que a ciência e a pseudociência são semelhantes, já que ambas produzem hipóteses que podem ser confirmadas por experimentos.

d) Segundo Popper, a psicanálise se distingue da ciência porque suas hipóteses podem ser falsificadas através de observações e testes.

e) Popper acreditava que a ciência é menos confiável que a pseudociência porque não pode produzir hipóteses testáveis. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário