quinta-feira, 5 de setembro de 2024

FREUD

 O austríaco Sigmund Freud (1856-1939) acreditava que os acontecimentos de nossa infância têm grande influência em nossa vida adulta, moldando nossa personalidade. Por exemplo, para explicar de forma simplificada, a ansiedade originada de experiências traumáticas no passado de uma pessoa é escondida da consciência e pode causar problemas na idade adulta (neuroses). Assim, quando explicamos nosso comportamento para nós mesmos ou para os outros (atividade mental consciente), raramente damos um relato verdadeiro de nossa motivação. Freud dedicou-se, portanto, a tentativas de penetrar essa "camuflagem", muitas vezes sutil e elaborada que obscurece a estrutura e os processos ocultos da nossa personalidade. Ele insistia que suas postulações formavam a base da ciência da psicologia. Ou seja, para Freud, a psicanálise era uma "ciência natural". Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c90vjnlv97do. Acesso: 13 ago. 2024.

Com base no texto sobre Sigmund Freud, qual das alternativas abaixo melhor reflete a visão de Freud sobre a influência da infância e a psicanálise?


a) Freud acreditava que as experiências traumáticas da infância não têm impacto significativo na vida adulta.

b) De acordo com Freud, a ansiedade gerada por experiências passadas é completamente acessível à consciência e não causa neuroses.

c) Freud via a psicanálise como uma abordagem que não busca compreender os processos ocultos da personalidade.

d) Freud afirmava que as explicações conscientes sobre nosso comportamento frequentemente refletem verdadeiramente nossas motivações.

e) Freud considerava que a psicanálise, por tentar entender os processos ocultos da mente, formava a base da ciência da psicologia e era uma ciência natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário