“Para as Nações Unidas, a economia criativa é um conceito em desenvolvimento que se forma entre a criatividade humana, ideias, propriedade intelectual, conhecimento e tecnologia. Dentre as atividades estão as indústrias criativas com os produtos de audiovisual, design, novas mídias, artes visuais e o setor altamente transformador da economia mundial em termos de geração de renda, criação de empregos e exportação de rendimentos.
Atualmente, cultura e criatividade representam 6,2% dos empregos no mundo e 3,1% do Produto Interno Bruto, PIB, global. Para a ONU, a cultura é um componente essencial de desenvolvimento sustentável e representa uma fonte de identidade, inovação e criatividade para comunidades e indivíduos.
Cultura e criatividade têm ainda um valor não-monetário significativo que contribui para o desenvolvimento, o diálogo e entendimento entre os povos.
As indústrias criativas estão entre as áreas mais dinâmicas na economia mundial levando novas oportunidades para os países em desenvolvimento para que eles possam passar a áreas emergentes e de crescimento da economia global.
Em 2019, foram arrecadados US$ 389,1 bilhões em todo o mundo nessa indústria. A criatividade lidera ideias e emoções além da habilidade de conectar com as pessoas.” Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2023/04/1813137>. Acesso: 22. mar. 2025.
Com base no texto, qual das alternativas abaixo melhor descreve a importância e o impacto da economia criativa, conforme destacado pelas Nações Unidas?
A) A economia criativa é responsável por mais de 50% dos empregos globais e contribui com 10% do PIB mundial.
B) A economia criativa representa 6,2% dos empregos no mundo e 3,1% do PIB global, sendo essencial para o desenvolvimento sustentável e o diálogo entre os povos.
C) As indústrias criativas são consideradas obsoletas e não contribuem significativamente para a geração de renda ou empregos.
D) A economia criativa é focada apenas em setores tradicionais, como agricultura e mineração, sem impacto na inovação ou na tecnologia.
E) A cultura e a criatividade têm valor exclusivamente monetário, sem influência no desenvolvimento social ou no entendimento entre os povos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário