O exercício do poder é um processo social na medida em que indivíduos ou grupos detêm condições de influenciar ou alterar o comportamento de outros indivíduos ou grupos. Sobre o poder, analise as afirmativas a seguir.
I. O poder é legítimo quando é aceito e existe a disposição de obediência por parte daqueles que não o detém. Será ilegítimo o poder quando exercido por indivíduos ou grupos sociais que não é aceito pelos demais e impõe sua vontade mesmo havendo resistência.
II. Nos primeiros grupamentos humanos, a força, provavelmente, era o único componente do poder, os estados modernos reservam para si o monopólio do uso da força, e alocam todos os meios importantes de coerção física para suas organizações.
III. O uso do poder pode ser observado por grupos criminosos que se utilizam da coerção física em razão da autoridade concedida a eles para representar as minorias sociais baseado nas qualidades pessoais de seus líderes.
IV. O poder tem como componentes: força, uso ou ameaça de coerção física; autoridade, habilidade para afetar as decisões e ação de outros; e, influência, direito estabelecido para tomar decisões.
Com base na afirmativa I, explique a diferença entre poder legítimo e poder ilegítimo e como essa distinção se relaciona com a aceitação social. Dê exemplos históricos ou contemporâneos de situações em que o poder foi exercido legitimamente ou ilegitimamente. Além disso, reflita: é possível um grupo criminoso (como mencionado na afirmativa III) exercer poder legítimo em certos contextos? Justifique sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário