[...] Os poloneses [acentuou Hitler] nasceram especialmente para o trabalho pesado (...). Não é preciso pensar em melhorias para eles. Cumpre manter, na Polônia, um padrão de vida baixo, não se permitindo que suba. Os poloneses são preguiçosos e é necessário usar a força para obrigá-los a trabalhar. Devemos utilizar-nos do governo geral (da Polônia) simplesmente como fonte de mão de obra não especializada. Poder-se-ia conseguir ali, todos os anos, os trabalhadores de que o Reich possa necessitar. O texto anterior é um fragmento de um discurso proferido por Adolf Hitler, em 1940. Nesse discurso, ficam claros alguns aspectos do partido nazista, que, de acordo com a concepção de Max Weber, em sua análise sobre partidos políticos:
A) É considerado um partido de patronagem, pois seu objetivo era apenas colocar no poder seu chefe, o fuher.
B) Trata-se de um partido estamental, pois representa todas as camadas da sociedade alemã no contexto do pós-guerra.
C) É uma combinação ideológico-carismática, baseada nas ideias autocráticas e na personificação do estado na figura de Hitler..
D) É puramente ideológico, pois cria a manutenção da sociedade, conforme os ditames da concepção do mundo preconizada pelos fundadores da Alemanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário