Apesar da tradição evolucionista clássica não poder ser entendida de maneira homogênea, há três autores que ficaram, cada um ao seu modo, conhecidos como “pais fundadores” do evolucionismo social – e, portanto, da própria Antropologia: Lewis Morgan (1818-1881), Edward Tylor (1832-1917) e James Frazer (1854-1941). Apesar de suas obras não poderem ser reduzidas ao simples rótulo “evolucionista”, elas com certeza foram grandes expoentes dessa corrente de ideias. Seus argumentos estavam, em grandes medidas, influenciados e inspirados pelos escritos do filósofo Herbert Spencer (1820-1903), trabalho que ficou conhecido pelo nome de darwinismo social. O evolucionismo social – ou cultural – é muitas vezes associado e/ou confundido com o evolucionismo biológico, tese proposta por Charles Darwin (1809-1882) em “A origem das espécies” (1859). Em relação a essa teorias, é possível afirmar que:
A) É necessário distinguir as duas vertentes, sendo que a primeira é anterior à segunda..
B) Para ambos, as culturas consideradas mais avançadas eram responsáveis por abrir caminhos para as culturas inferiores.
C) A teoria de Darwin baseava-se especificamente no campo da bioética e se debruçava nas atitudes típicas do ser humano.
D) A tese de Spencer almejava organizar as sociedades em várias e distintas escalas evolutivas baseadas nos conceitos biológicos.
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