sexta-feira, 8 de novembro de 2024

SEED-PR, PSS 2024, Evolucionismo Cultural,

 Apesar da tradição evolucionista clássica não poder ser entendida de maneira homogênea, há três autores que ficaram, cada um ao seu modo, conhecidos como “pais fundadores” do evolucionismo social – e, portanto, da própria Antropologia: Lewis Morgan (1818-1881), Edward Tylor (1832-1917) e James Frazer (1854-1941). Apesar de suas obras não poderem ser reduzidas ao simples rótulo “evolucionista”, elas com certeza foram grandes expoentes dessa corrente de ideias. Seus argumentos estavam, em grandes medidas, influenciados e inspirados pelos escritos do filósofo Herbert Spencer (1820-1903), trabalho que ficou conhecido pelo nome de darwinismo social. O evolucionismo social – ou cultural – é muitas vezes associado e/ou confundido com o evolucionismo biológico, tese proposta por Charles Darwin (1809-1882) em “A origem das espécies” (1859). Em relação a essa teorias, é possível afirmar que: 

A) É necessário distinguir as duas vertentes, sendo que a primeira é anterior à segunda..

 B) Para ambos, as culturas consideradas mais avançadas eram responsáveis por abrir caminhos para as culturas inferiores. 

C) A teoria de Darwin baseava-se especificamente no campo da bioética e se debruçava nas atitudes típicas do ser humano. 

D) A tese de Spencer almejava organizar as sociedades em várias e distintas escalas evolutivas baseadas nos conceitos biológicos.

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