O conceito de modernidade tardia é apresentado pelo sociólogo britânico Anthony Giddens para definir os atuais tempos de complexidade que, baseados na mobilização da razão como elemento central da ciência, são simultaneamente permeados por inseguranças de múltiplas ordens e profundidades. Por isso, esta modernidade tem exigido aos indivíduos uma capacidade de reflexão sobre si mesmos, bem como o mundo que os rodeia, para desenvolverem ações que atenuam o grau das incertezas que marcam a contemporaneidade.
Com base no conceito de modernidade tardia apresentado por Anthony Giddens, assinale a alternativa correta:
a) A modernidade tardia é marcada pela estabilidade e previsibilidade das relações sociais, devido ao avanço contínuo da ciência.
b) Na modernidade tardia, a razão científica elimina todas as incertezas, criando um ambiente de plena segurança social.
c) A modernidade tardia combina o uso da razão científica com múltiplas inseguranças e exige que os indivíduos reflitam sobre si mesmos e sobre o mundo ao seu redor para reduzir incertezas.
d) Anthony Giddens argumenta que a modernidade tardia dispensa a reflexão individual, pois as soluções para os problemas contemporâneos já foram encontradas.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário