terça-feira, 22 de outubro de 2024

ALIENAÇÃO

 Alienação

Definição prática

Separação ou dissociação dos seres humanos de algum aspecto essencial de sua natureza ou da sociedade, muitas vezes resultando em sentimentos de impotência e desamparo.

Origens do conceito

A aplicação sociológica do termo “alienação” advém das ideias originais de Marx relacionadas ao impacto do capitalismo nas relações sociais e à falta de controle que os seres humanos têm sobre a própria vida. Marx, porém, foi influenciado pela crítica filosófica de Ludwig Feuerbach ao cristianismo. Com a ideia religiosa de um Deus todo poderoso e onisciente, o cristianismo era uma projeção do que na verdade seriam poderes humanos sobre um ser espiritual, sendo a salvação humana alcançável somente após a morte, não neste mundo. Feuerbach via isso como uma forma de alienação ou dissociação e uma mistificação dos poderes humanos que precisavam ser expostos e eliminados.

Marx  retirou o conceito de alienação desse contexto essencial mente religioso e o usou para analisar as condições de trabalho e vida em sociedades seculares inseridas no capitalismo industrial. Para Marx, a “salvação” humana está em tomar à força o controle coletivo sobre todos os aspectos da sociedade de uma pequena classe dominante no poder que explora a massa de trabalhadores. Algumas crenças religiosas faziam parte do controle ideológico que incentivava os trabalhadores a aceitar sua sina no lugar da genuína salvação na eternidade. No século XX, os sociólogos industriais usavam o conceito de alienação para em basar estudos empíricos das relações no local de trabalho sob diferentes sistemas gerenciais. Esse conjunto de pesquisas posterior tendia a ser muito mais psicológico-social do que os primeiros estudos marxistas.

A alienação, segundo Marx, ocorre quando:

a) O trabalhador se identifica completamente com o produto de seu trabalho, experimentando satisfação plena no processo produtivo.

b) A sociedade capitalista permite que todos os indivíduos tenham total controle sobre sua vida e suas decisões econômicas.

c) Os seres humanos se separam da essência de sua natureza e perdem o controle sobre o produto e o processo de seu trabalho, tornando-se alheios a eles.

d) O cristianismo, por reconhecer o poder humano em um Deus espiritual, elimina toda forma de alienação na vida secular.

e) A alienação é um fenômeno que ocorre apenas em sistemas religiosos, sem relação com a estrutura econômica e social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário