segunda-feira, 24 de junho de 2024

Repostagem com aprimoramento: Durkheim, suicídio

  Leia o texto a seguir sobre as estatísticas de suicídio: “As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).” Disponível em: https://www.setembroamarelo.com/. Acesso em: 16/03/2023. Sobre o estudo do sociólogo Émile Durkheim a respeito do suicídio assinale a alternativa INCORRETA.

A) Durkheim argumenta que o ideal para não ocorrer suicídio é um equilíbrio na integração social, isto é, nem pouco integrado à sociedade e nem demasiado integrado.

B) Quanto menos laços sociais tem um indivíduo, maior o risco de suicídio.

C) Viver sozinho parece aumentar o risco de suicídio, com taxas mais elevadas entre indivíduos divorciados ou que nunca casaram.

D) Na tipologia de Durkheim, o suicídio egoísta faz referência à pessoa que se isolou do convívio social porque não se importa com as demais pessoas.

E) A falta de integração à sociedade não é uma escolha individual, mas resulta das próprias condições sociais que excluem o indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário