quarta-feira, 29 de novembro de 2023

PROVA PR

 (S23211PR) Leia o texto.


A Indústria Cultural pode ser definida como o conjunto de meios de comunicação, o cinema, o rádio, a televisão e as revistas, que formam um sistema poderoso para gerar lucros e, por serem mais acessíveis às massas, exercem um tipo de manipulação e controle social.


COSTA et al. Indústria Cultural: Revisando Adorno e Horkheimer. Movendo Idéias, Belém, v8, n.13, p.13-22, jun, 2003. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/praxis/467/211.pdf>. Acesso em: 1 ago. 2023. Fragmento. Adaptado.


Com base nesse texto, a Indústria Cultural pode ser definida como

A) um modo de valorização das expressões artísticas genuínas. É a produção da arte sem fins lucrativos.

B) uma forma de fazer arte em escala industrial. É a produção em massa da cultura com o objetivo de obtenção de lucro na sociedade capitalista.

C) uma forma de fazer arte mais acessível às massas. Representa a mercantilização da cultura, mas não influencia no comportamento dos indivíduos.

D) um modo de gerir os meios de comunicação para que todos os cidadãos possam acessar a arte. Representa a democratização dos veículos de comunicação.

E) uma forma de produzir arte em escala global, reunindo contribuições das mais diversas expressões culturais. É um modo de valorizar a cultura de diferentes países.

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