terça-feira, 28 de novembro de 2023

GOLPE OU REVOLUÇÃO?

 “Por que, então, nos referimos a 1889 como “Proclamação da República”, a 1930 como “Revolução de 30” e a 1964 como “Golpe Militar”? […] Acredito que o motivo principal para essas diferenças semânticas esteja na forma como a História – ou seja, as futuras gerações – sancionam ou deixam de sancionar um determinado evento histórico. Em resumo, 1889 passou para a História como “Proclamação” porque a sociedade assim o quis, tanto quanto 1930 entrou para os livros didáticos como “Revolução” e 1964 como “Golpe” e “Ditadura”. De certa forma, essas nomenclaturas refletem também uma certa evolução política da sociedade brasileira. No passado, intervenções violentas nas instituições e no processo político tendiam a ser aceitas de forma mais natural – como ocorreu em 1889 e 1930. Isso já não aconteceu em 1964, ano em que, embora uma parte da sociedade civil tenha aceito e até instrumentalizado as forças armadas para a tomada do poder, uma outra parte, hoje majoritária, não sancionou a intervenção. No momento em que o Brasil se empenha, pela primeira vez, em consolidar a sua jovem democracia, isso é um bom sinal.”Texto adaptado. Disponível em:https://brasil.elpais.com/brasil/2014/03/26/opinion/1395847968_469405.html. Acesso em: 27 nov. 2023. 


De acordo com o texto, qual é a explicação para as diferentes formas como eventos históricos como a Proclamação da República, a Revolução de 30 e o Golpe Militar de 1964 são nomeados?


A) A nomenclatura de eventos históricos é determinada exclusivamente pelos historiadores, independentemente da aceitação da sociedade.

B) As diferenças semânticas nas nomenclaturas são resultado da manipulação política de quem está no poder no momento.

C) A forma como a História sanciona ou deixa de sancionar um evento é o principal motivo para as diferentes nomenclaturas ao longo do tempo.

D) A escolha das nomenclaturas é feita com base na opinião da sociedade civil, independentemente de uma análise histórica objetiva.

E) A evolução política da sociedade brasileira ao longo do tempo é o único fator determinante nas diferentes nomenclaturas dos eventos históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário