segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Cultura com aspas

Segundo a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha: “i) existem direitos intelectuais em muitas sociedades tradicionais: isso diz respeito à cultura; ii) existe um projeto político que considera a possibilidade de colocar o conhecimento tradicional em domínio púbico: isso diz respeito à ‘cultura”. (CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naify, 2009, p. 358). Cultura e “cultura” (ou cultura com aspas) são conceitos distintos. Sobre o conceito de “cultura” assinale a alternativa INCORRETA:

 

A) Não se trata de uma categoria analítica da antropologia, mas do modo como este conceito foi apropriado como uma categoria vernácula, isto é, o uso local da categoria de cultura.

B) Não se trata do que os antropólogos costumam chamar de cultura, mas sim como os povos indígenas estão chamando de “cultura”.

C) Trata-se da passagem do entendimento da cultura dos povos indígenas como patrimônio da humanidade à cultura indígena simplesmente como patrimônio, e mais especificamente ainda à “cultura” como propriedade particular de cada povo indígena.

D) Trata-se da especificidade dos povos indígenas de serem avessos aos conceitos individualistas de posse e propriedade do capitalismo e, portanto, a cultura dos povos indígenas é coletiva e de domínio público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário