segunda-feira, 23 de outubro de 2023

A Invenção da Cultura

Segundo o antropólogo Roy Wagner, “a antropologia é o estudo do homem ‘como se’ houvesse cultura [...] é incidental questionar se as culturas existem. Elas existem em razão do fato de terem sido inventadas e em razão da efetividade dessa invenção.” (WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 38-39). Sobre o conceito de invenção da cultura assinale a alternativa INCORRETA:

 

A) O estudo ou representação de uma outra cultura não consiste numa mera “descrição” do objeto de estudo, pois há uma simbolização que está conectada com a intenção inicial do antropólogo de representar o seu objeto de estudo.

B) Um antropólogo “inventa” a cultura que ele está estudando porque não se trata do antropólogo de um lado e da cultura de um povo do outro lado, mas da relação particular que se estabelece entre os dois polos e que deve ser traduzida, com a devida sensibilidade, para a cultura do antropólogo, com as necessárias adaptações de sua própria cultura para proporcionar o entendimento da outra.

C) O pesquisador de campo inventa a cultura porque a objetificação de sua pesquisa ocorre ao mesmo tempo com o seu particular aprendizado da outra cultura.

D) A cultura de um outro povo pode ser apreendida objetivamente como uma coisa a ser descrita e, portanto, a aprendizagem de qualquer cultura é a mesma por um nativo dessa cultura ou por um estrangeiro, por uma criança ou por um adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário