segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Émile Durkheim e o Fato Social

 Assinale a alternativa que NÃO corresponde à teoria de Émile Durkheim:

A) Um Fato Social reconhece-se pelo poder de coerção externa que exerce ou o suscetível de exercer sobre os indivíduos; e a presença desse poder se reconhece, por sua vez, pela existência de uma sanção determinada ou pela resistência que o fato opõe a qualquer iniciativa individual que tende a violá-lo.

B) O Fato Social é um fenômeno coletivo, comum, senão a todos os membros da sociedade, pelo menos à maioria, portanto, geral. Se é geral, é porque é coletivo (quer dizer, de certo modo obrigatório) e nunca coletivo por ser geral.

C) O Fato Social existe na consciência individual e devido à ela e, nesse sentido, pode ser entendido como um fenômeno orgânico que determina nossas maneiras de agir, de pensar e de sentir, internas ao indivíduo.

D) Fato Social é toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior: ou então, que é geral no âmbito de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário