O estudo científico da sociedade sofreu indiscutível impacto, no século XX, com a contribuição de Émile Durkheim. Ele formulou, com firmeza e convicção, uma assertiva que fortemente repercutiu nas interpretações sociais, qualificou como objeto o fato social. Sobre as características dos fatos sociais estabelecidas por Émile Durkheim, assinale a afirmativa correta.
A) Para Durkheim, os fatos sociais são inerentes aos indivíduos, pois estão acima e fora deles, sendo, portanto, independentes do indivíduo em particular.
--B) Para Durkheim, o fato social é geral porque é coletivo, isto é, mais ou menos obrigatório, e está bem longe de ser coletivo por ser geral. Constitui um estado de grupo porque se repete nos indivíduos e a eles se impõe.
C) Para Durkheim, a pressão dos fatos sociais manifesta-se de duas maneiras: objetivamente quando se impõe às nossas consciências; subjetivamente, através da reação que provoca no grupo a nossa não submissão a eles.
D) A exterioridade como característica do fato social é definida pelas normas de conduta ou de pensamento que são, além de externas aos indivíduos dotados de poder coercitivo, porque se impõem aos indivíduos, independente de suas vontades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário