O capitalismo, desde o século XVI, sofreu resistências e foi objeto de confronto. A globalização atual não pode obscurecer essa dinâmica. Em relação aos aspectos negativos da economia capitalista, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Exploração crescente dos recursos naturais em termos globais coloca em risco a natureza e as condições de vida sobre a Terra; trata-se da economia tipicamente insustentável.
B) Embora a clivagem capitalista não se reduza às classes, é responsável pela marginalização socioeconômica das maiorias, além de preservar marcas tradicionais de dominação, como o patriarcado e o racismo.
--C) Relações de competitividades de mercado orientado pelo lucro individual produzem formas elevadas de sociabilidade e possibilidade de avanço e progresso da sociedade em todas as áreas, principalmente a tecnológica.
D) Sistematicamente produzem desigualdades de recursos e poder; a separação entre capital e trabalho transforma o trabalho em mercadoria abstrata, concentra riqueza cada vez mais em elites cada vez menores, como mostra a relação de classes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário