Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) foram partícipes da cena da esquerda hegeliana no início da década de 1840. Inspirados por Ludwig Feuerbach (1804-1872), que defendia como tarefa da nova filosofia a transformação da teologia em antropologia, quer dizer, pôr no centro o homem real, a partir de um materialismo que recorria as tradições materialistas inglesas e francesas, mas sem orientação social nem política, Marx e Engels empreenderam a crítica da esquerda hegeliana, para criar a filosofia da práxis e o materialismo histórico.
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta sobre o desenvolvimento do pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels:
a) Inspirados por Feuerbach, Marx e Engels buscaram superar a esquerda hegeliana, propondo uma filosofia da práxis e do materialismo histórico, que coloca o homem real no centro das questões sociais
b) Marx e Engels adotaram a crítica de Ludwig Feuerbach para desenvolver uma filosofia teológica, centrada nas tradições idealistas da Inglaterra e da França.
c) A filosofia de Marx e Engels é uma continuidade direta do materialismo de Feuerbach, que incluía uma orientação política voltada para a crítica da sociedade industrial.
d) Para Marx e Engels, a filosofia da práxis consistia em uma síntese entre o idealismo hegeliano e a teologia, sem incluir as ideias de Feuerbach.
e) Feuerbach, Marx e Engels criaram juntos o conceito de materialismo histórico, que foi adotado integralmente pela esquerda hegeliana para transformar a filosofia em antropologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário