quinta-feira, 18 de abril de 2024

KANT E O ESCLARECIMENTO

 O pensamento de Immanuel Kant gira em volta da resposta à pergunta sobre o esclarecimento (aufklärung). Kant começa pelo próprio termo esclarecimento, que «é a saída do homem de sua menoridade». O que produz tal menoridade é o próprio homem, que não consegue sair de sua condição medíocre e tomar coragem de servir-se de si mesmo sem necessitar da ajuda de alheios. A menoridade do homem o afeta em todos os campos: na política, na sociedade, no trabalho, etc. O processo para se sair desse estado de minoridade está no autocontrole e na liberdade que cada indivíduo deve cultivar. Somos convidados a não nos acomodar, a sair em busca do saber, por isso usa o termo latino: Sapere aude! (Ouse saber). Somente através dessa ousadia é que podemos sair de nossa condição. Essa ousadia implica a «coragem de fazer uso de teu próprio entendimento», o que é como que o slogan do esclarecimento.

Qual é o significado do termo "esclarecimento" de acordo com Immanuel Kant e como ele propõe que o homem se liberte de sua menoridade?

A) O esclarecimento é a permanência do homem em sua condição medíocre, dependente da ajuda de outros para tomar decisões.

B) Para Kant, o esclarecimento é a busca incessante por conhecimento, sem a necessidade de autocontrole e liberdade.

C) Segundo Kant, o esclarecimento significa a coragem de utilizar o entendimento próprio e sair da menoridade, cultivando autocontrole e liberdade.

D) Kant defende que o esclarecimento é alcançado através da submissão às autoridades e à tradição, sem questionamento.

E) Para Kant, o esclarecimento é a aceitação passiva da condição humana, sem a busca pelo autoconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário