terça-feira, 28 de novembro de 2023

DEMOCRACIA

 “A democracia está em perigo onde quer que cidadãos interajam com robôs de opinião, se deixando manipular por eles, onde quer que operadores, cuja procedência e motivos são completamente ocultos, interfiram e se intrometam nos debates públicos. Na campanha eleitoral como guerra de informação, não são os melhores argumentos que prevalecem, mas algoritmos independentes. Nessa infocracia, nessa guerra de informação, não há lugar para o discurso”. Byung Chul-Han. Disponível em:https://congressoemfoco.uol.com.br/area/mundo-cat/participacao-politica-e-digitalizacao-o-poder-da-sociedade-entre-a-democracia-e-a-infocracia/. Acesso em: 27 nov. 2023.


De acordo com o texto, qual é a preocupação expressa por Byung Chul-Han em relação à democracia e à influência dos robôs de opinião?


A) A democracia está ameaçada quando cidadãos interagem com robôs de opinião, pois os argumentos dos robôs prevalecem sobre os melhores argumentos humanos.

B) A democracia está em risco quando operadores desconhecidos interferem nos debates públicos, tornando a campanha eleitoral uma guerra de informação.

C) Na democracia, é benéfico permitir que algoritmos independentes prevaleçam sobre os argumentos humanos nos debates públicos.

D) O autor sugere que a democracia é fortalecida quando os cidadãos interagem com robôs de opinião, pois isso enriquece o discurso público.

E) A democracia é prejudicada quando a campanha eleitoral se transforma em uma guerra de informação, onde os algoritmos independentes substituem os argumentos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário