quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Patrimônio Cultural, Néstor García Canclini, Antropologia

 Leia o texto abaixo:

“O patrimônio cultural expressa a solidariedade que une os que compartilham um conjunto de bens e práticas que os identifica, mas também costuma ser um lugar de cumplicidade social.”

CANCLINI, Néstor García. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Separata de: Revista do Patrimônio. ?, n. 23, p. 95 – 115, 1994.

A respeito dos usos do patrimônio, segundo o antropólogo argentino Néstor Garcia Canclini, assinale a alternativa INCORRETA:

A) A ação privada é regida pelas necessidades de acumulação econômica. Contudo, a ação privada nem sempre pode ser reduzida a uma simples agressão ao patrimônio, posto que alguns grupos apreciam o valor simbólico que incrementa o valor econômico.

B) O Estado valoriza o patrimônio como elemento integrador da nacionalidade. O alto prestígio é um recurso para se legitimar e obter consenso.

C) O interesse dos movimentos sociais no patrimônio evidencia que a questão do patrimônio não é apenas do Estado. Compreende-se que se não houver mobilização social pelo patrimônio, será difícil que o governo vincule às necessidades atuais e cotidianas da população.

D) Apenas os bens históricos que têm valor em si mesmos devem receber conservação, independentemente do uso atual, pois a arte não deve servir a propósitos utilitaristas e apenas o belo deve ser preservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário