terça-feira, 29 de agosto de 2023

MAQUIAVEL

 

Em princípios do século XVI, Maquiavel refletiu sobre o problema a partir de suas observações das guerras na Itália, e entendeu que era necessário não apenas profissionalizar a atividade militar, mas também subordiná-la ao Estado. A melhor maneira seria constituir um exército de cidadãos, pois estes lutariam melhor por suas cidades, família e valores do que mercenários, que só lutam por si mesmos. N’O Príncipe, ele sustenta que aqueles que mantêm seus principados com mercenários arriscam-se, pois estes lutam apenas por si. Segundo ele: “se um príncipe fundamenta o seu poder nas armas mercenárias, não o terá jamais sólido nem gozará de segurança, porque os soldados não se lhe afeiçoam, são ambiciosos, indisciplinados e infiéis.” (MAQUIAVEL, 1987, p. 88)


De acordo com Maquiavel, qual é a razão pela qual ele defende a formação de um exército de cidadãos em vez de mercenários?


a) Os cidadãos são mais habilidosos em negociações diplomáticas.

b) Os mercenários são mais leais ao Estado do que os cidadãos.

c) Os cidadãos são mais ambiciosos e indisciplinados do que os mercenários.

d) Os cidadãos lutariam melhor por suas cidades, famílias e valores, ao contrário dos mercenários que só lutam por si mesmos.

e) Os mercenários são mais leais ao Príncipe e, consequentemente, leais ao Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário