quinta-feira, 21 de julho de 2022

CULTURA

 

A palavra cultura tem sido usada com múltiplos significados. Empregá-la-emos aqui num sentido restrito — para designar apenas a organização expressiva da experiência em formas artísticas.

Importa assinalar, desde já, dois factos importantes: em primeiro lugar, existe uma diferenciação dentro de cada forma artística que estipula que certas obras são «boas» e outras «más».A questão a pôr a este respeito é a de quem avalia as obras e como, procurando analisar o processo pelo qual, a partir de uma massa indiferenciada e indefinida de trabalhos que estão constantemente a ser produzidos, certas obras são selecionadas para serem preservadas, amadas e admiradas. Em segundo lugar, existe uma outra hierarquia, não dentro, mas entre as diversas formas culturais, que diz que certas formas são superiores a outras em «dignidade» estética. Ambas as hierarquias são construídas e condicionadas socialmente. Em qualquer sociedade existe sempre uma constelação de grupos que, em virtude da sua posição social, podem impor as suas normas culturais à restante população. Bourdieu afirma, a este propósito, que «os vários sistemas expressivos, do teatro à TV, estão objetivamente organizados, de acordo com uma hierarquia independente das opiniões individuais, hierarquia essa definidora da legitimidade cultural e dos seus graus».Os próprios indivíduos que estão sujeitos ao sistema orientador das suas práticas culturais não se apercebem necessariamente dais normas existentes, normas que são apresentadas como absolutas e universais.” Disponível em: <http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223912076D7pLP9vq0Xz52XC8.pdf>. Acesso em 18 de maio de 2022.


Responda as questões:


a) A partir da Antropologia, explique o conceito de cultura.

b) E correto afirmar a existência de uma “cultura boa” contra uma “cultura ruim”? Justifique sua resposta.

c) De acordo com o texto, existiria uma “hierarquia cultural”. Você concorda com essa ideia? Justifique sua resposta e cite exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário