terça-feira, 26 de novembro de 2024

STATUS SOCIAIS

 ”A palavra “playboy” inicialmente foi utilizada para se referir a filhos de famílias abastadas que, na era de grande posteridade dos Estados Unidos pós-Segunda Guerra, levavam uma vida repleta de ostentações. Hugh Hefner, fundador da revista Playboy é um grande merecedor dessa nomenclatura. No Brasil, a palavra banhou-se em sentido pejorativo: playboy é aqui, antes de tudo, um homem jovem e rico que, norteado por prazeres puramente materiais, acaba por ser um idiota social. Temos até uma “tradução” para isso: filhinho de papai. Já “motoboy” se refere a uma profissão de baixo prestígio social, comumente exercida por homens jovens. Entre o “play” e o “moto”, um abismo formado por origens sociais, tom de pele e, claro, acesso a uma cidadania plena e digna. Motoboys precisam cortar o trânsito e arriscar suas vidas para que as entregas rápidas sejam sinônimo de mérito pessoal e, portanto, de alguma segurança trabalhista. Já os playboys, caso estejam impedidos de acelerar seus carrões pelas congestionadas ruas de nossas metrópoles, podem se deliciar com o ar-condicionado e o sistema de som do carro. Caso se sintam entediados, é só acessar o aplicativo do banco e dar uma breve olhada em seu saldo.” Disponível em: <https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2024/07/quando-o-carro-vira-uma-arma-social/> Acesso: 24 nov. 2024.

O texto compara as figuras do "playboy" e do "motoboy" na sociedade brasileira, destacando desigualdades de origem social e acesso a direitos. Considerando as relações entre trabalho, status social e cidadania, qual alternativa reflete corretamente as diferenças apontadas no texto?


a) O termo "playboy" no Brasil mantém o mesmo significado original, representando filhos de famílias abastadas que contribuem significativamente para a sociedade.

b) "Motoboy" é uma profissão valorizada e reconhecida socialmente, garantindo condições de trabalho dignas e segurança para seus trabalhadores.

c) A profissão de motoboy é símbolo de ostentação e luxo, enquanto o playboy é visto como alguém que trabalha arduamente para alcançar suas conquistas.

d) Ambos, "playboys" e "motoboys", representam classes que compartilham as mesmas condições de trabalho e cidadania, sendo igualmente reconhecidos socialmente.

e) A diferença entre "playboy" e "motoboy" no Brasil revela um abismo social relacionado a fatores como origem, tom de pele e acesso a direitos básicos, que favorecem privilégios a um grupo e precariedade a outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário