sexta-feira, 8 de novembro de 2024

SEED-PR, PSS 2024, Karl Marx,

 O Marxismo mostrou que os homens faziam eles próprios sua história, que nenhuma força sobrenatural se dissimulava atrás do processo histórico. A história, escrevem os fundadores do marxismo, não fez nada, “não possui riqueza enorme”, não “trava combates”! É pelo contrário, o homem real e vivo que faz tudo isso, possui tudo isso e trava todos os combates; não é a “história” que se serve do homem como meio para realidade – como se ela fosse uma pessoa à parte –, os seus fins próprios; ela não é mais que a atividade do homem na produção de seus objetivos. (Spirkine; Yakhot, 1995.) Nessa passagem, e nos pensamentos de Marx, é possível compreender que a história: 

A) Exime-se apenas quando se fala em sociedade, da influência e da determinação dos fatos, pois eles já são predestinados. 

B) Pode ser vista como o resultado das consequências e das mudanças geradas pelas ações do homem sobre a natureza e sobre os próprios homens..

C) É soberana ao ser humano, uma vez que, à medida que o homem modifica suas necessidades materiais, torna-se escravo das contingências históricas. 

D) É o conjunto de acontecimentos, assíncronos ou não, que irá resultar em outras mudanças na forma de organização da sociedade, sucumbindo a ação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário