terça-feira, 17 de setembro de 2024

MARX E A LUTA DE CLASSES

 “Desde sempre as elites econômicas têm tentado, de todas as formas, nos oprimir a fim de continuarem se valendo de uma exploração cruel que empobrece, adoece e mata trabalhadores não só no Brasil, mas em todo o mundo. Do outro lado, nós, as organizações que defendem os direitos, a dignidade humana desses trabalhadores, também, desde sempre, temos mostrado resistência e luta contra esse sistema em que, na maioria das vezes, nos principais embates, a correlação de forças é injusta e desigual. A eterna luta de classes, infelizmente, tem sido desta forma nos últimos anos. É um jogo em que até mesmo a consciência de cada trabalhador e cada trabalhadora vem se perdendo para ideologias que atendem aos interesses apenas daqueles que querem nos escravizar.” Disponível em: https://www.cut.org.br/artigos/resgatar-a-consciencia-de-classe-a-trabalhadores-e-fundamental-nos-tempos-973e. Acesso em 9 set. 2024.

A partir do texto apresentado, discuta como a teoria marxista da luta de classes se aplica à análise das desigualdades sociais e econômicas no contexto contemporâneo. Em sua resposta, considere os seguintes aspectos:

1. A relação entre as elites econômicas e os trabalhadores;

2. A ideia de exploração do trabalhador;

3.O papel das organizações de defesa dos direitos dos trabalhadores;

4. A influência das ideologias na consciência de classe dos trabalhadores.

Explique como a luta de classes descrita no texto se relaciona com os conceitos centrais da sociologia de Karl Marx, oferecendo exemplos do contexto atual para ilustrar sua argumentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário