terça-feira, 17 de setembro de 2024

DURKHEIM E O SUICÍDIO

 Entre as campanhas de valorização da vida realizadas no Brasil, está o Setembro Amarelo, promovido para combater e prevenir o suicídio no país. Conforme explica o professor de Sociologia Fábio Medeiros na aula do Projeto Educação desta terça-feira (10), o tema, capaz de perturbar e chocar a sociedade, passou a ser analisado por estudiosos como Émile Durkheim.De acordo com o docente, Durkheim entendia o suicídio como um fato social. “Para ele, fato social é tudo aquilo que é norma referente aos nossos comportamentos, costumes” explica. Na visão do sociólogo francês, o suicídio é possibilitado por excesso de coercitividade, de pressão no indivíduo ou de frouxidão nas normas.“O suicídio é um descontentamento, uma desconstrução do indivíduo que não consegue buscar sentido na vida, o que pode ser interpretado como algo que o motive ou traga encantamento”, explica Fábio Medeiros. Diante disso, a sociologia e outras ciências buscam entender, auxiliar e tratar o problema. “Nós precisamos cada vez mais conhecer, pois, através do conhecimento, é possível encontrar soluções para que haja mais vida e menos morte”, afirma o professor.” Disponível em: https://g1.globo.com/pernambuco/educacao/noticia/entenda-a-visao-do-sociologo-emile-durkheim-sobre-o-suicidio.ghtml. Acesso em 9 set. 2024. 

Com base no texto e nas ideias de Émile Durkheim sobre o suicídio como fato social, discuta como a sociedade e suas normas influenciam o comportamento individual em situações de crise, como o suicídio. Em sua resposta, aborde os seguintes pontos:

1.A definição de fato social na perspectiva de Durkheim e sua relação com o suicídio;

2.A influência das normas sociais e da coerção sobre os indivíduos;

3.Como a sociologia e outras ciências podem contribuir para a prevenção do suicídio e para a promoção da valorização da vida.

Utilize exemplos práticos e atuais para ilustrar como as pressões sociais podem impactar o comportamento individual, e reflita sobre a importância de ações como o Setembro Amarelo na prevenção ao suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário