(ENEM 2017) Se,
pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e
tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o
bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande
influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que
em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades
constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais
prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a
política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências
que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve
aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço,
como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a
política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que
devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as
das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano.
ARISTÓTELES. Ética
a Nicômaco. In: Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991 (adaptado).
Para Aristóteles,
a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que
A) o bem dos indivíduos consiste em cada um perseguir
seus interesses.
B) o sumo bem é dado pela fé de que os deuses são os
portadores da verdade.
C) a política é a ciência que precede todas as demais na
organização da cidade..
D) a educação visa formar a consciência de cada pessoa
para agir corretamente.
E) a democracia protege as atividades políticas
necessárias para o bem comum.
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