segunda-feira, 22 de agosto de 2022

SISTEMA ELEITORAL

 

São Paulo tem 70 cadeiras para deputado federal. Já diversos outros estados têm apenas 8 (AC, AM, AP, DF, MS, MT, RN, RO, RR, SE e TO). Em São Paulo, cada uma das 70 cadeiras precisa de 1,42% de votos válidos para eleger um deputado. Porém, nos estados com 8 representantes, cada uma das cadeiras representa 12,5% dos votos válidos. Sobre a representação proporcional assinale a alternativa INCORRETA.

A) O quociente eleitoral é o resultado da divisão dos votos válidos pelo número de cadeiras.

B) O quociente partidário é o total de votos no partido pelo quociente eleitoral.

C) Quanto menos cadeiras tem o estado, mais fácil é para o partido conquistar uma cadeira.

D) Comparando o número de votos entre deputados federais de estados diferentes, é possível que um candidato com mais votos não se eleja e vice-versa.

SISTEMA ELEITORAL

 

No Brasil, sobre o Sistema Majoritário e Proporcional, assinale a alternativa INCORRETA.

A) O Brasil tem um sistema de representação proporcional de lista fechada, segundo a qual os votos nos candidatos vão para o partido e deste para uma lista de candidatos conforme a preferência do partido.

B) O sistema majoritário é mais simples para o eleitor entender e acompanhar o seu voto.

C) Na representação proporcional distribuem-se as cadeiras segundo a proporção de votos obtidos pelos partidos/coligações.

D) Os sistemas eleitorais majoritários têm como propósito assegurar que os candidatos que receberam mais votos sejam eleitos.

SISTEMA ELEITORAL

 

3) No Brasil, a representação proporcional é para quais cargos políticos?

A) Apenas cargos do Executivo.

B) Apenas cargos do Legislativo.

C) Cargos do Executivo e Senado.

D) Apenas Vereadores, Deputados Estaduais e Deputados Federais.

 

SISTEMA ELEITORAL

 

2) No Brasil, o Sistema Majoritário é designado para quais cargos políticos?

A) Apenas cargos do Executivo.

B) Apenas cargos do Legislativo.

C) Cargos do Executivo e Senado.

D) Apenas Vereadores, Deputados Estaduais e Deputados Federais.

SISTEMA ELEITORAL

 

1) “O sistema eleitoral é o conjunto de normas que define como o eleitor poderá fazer suas escolas e como os votos serão contabilizados para ser transformados em mandato.” (NICOLAU, Jairo. Sistemas eleitorais. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012, p. 11). No Brasil, o sistema eleitoral é composto por:

A) Sistema majoritário e proporcional.                                

B) Sistema misto.

C) Apenas sistema majoritário.                                            

D) Apenas sistema proporcional.

INDÚSTRIA CULTURAL

 

O artista nova-iorquino Andy Warhol (1928 – 1987) fez parte do movimento da pop art e serigrafou 32 latas de feijão de consumo ordinário nos Estados Unidos, tal qual seria, por exemplo, pintar embalagens de miojo no contexto atual. A esse respeito, diz o site do Museu de Nova Iorque:



“Quando perguntado por que ele escolheu pintar as latas de sopa Campbell, Warhol respondeu inexpressivamente: “Eu costumava almoçar o mesmo todos os dias, durante vinte anos, acho, a mesma coisa repetidas vezes”. Essa refeição diária é o tema deste trabalho composto por trinta e duas telas – uma para cada um dos sabores então vendidos pela Campbell’s – usando uma combinação de projeção, traçado, pintura e estampagem. Repetindo a imagem quase idêntica, as telas ao mesmo tempo acentuam a uniformidade e ubiquidade da embalagem do produto e subvertem a ideia da pintura como meio de invenção e originalidade.” (Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/79809 . Acesso em: 22/08/2022).

Sabendo que as ideias de Warhol não compartilham da teoria da Indústria Cultural, assinale a alternativa que destoa da proposta de Warhol:

A) A relação entre arte e propaganda é um modo de difundir a arte para todos.

B) A exposição das “Latas de Sopa Campbell” era um modo de dessacralizar a exposição de arte, aproximando o espectador como se estivesse numa mercearia.

C) Objetos do cotidiano quando colocados num quadro podem se tornar arte.

D) Warhol faz uma crítica ao consumismo exagerado representada na repetição dos rótulos.

INDÚSTRIA CULTURAL

 

Leia o trecho do poema abaixo de autoria de Carlos Drummond de Andrade

Em minha calça está grudado um nome

Que não é meu de batismo ou de cartório

Um nome... estranho.

Meu blusão traz lembrete de bebida

Que jamais pus na boca, nessa vida,

Em minha camiseta, a marca de cigarro

Que não fumo, até hoje não fumei.

[...]E fazem de mim homem-anúncio itinerante,

Escravo da matéria anunciada.

Estou, estou na moda.

É duro andar na moda, ainda que a moda

Seja negar minha identidade,

Com base no poema e na teoria da Indústria Cultural, assinale a alternativa INCORRETA.

A) O eu-lírico percebe que suas roupas anunciam produtos que nunca usou.

B) O indivíduo se tornou um outdoor ambulante.

C) A padronização da moda anulou a identidade do indivíduo.

D) O consumo é o meio pelo qual o eu-lírico expressa a sua individualidade.

INDÚSTRIA CULTURAL

 “E esse homem reificado [coisificado] só pode ser um homem alienado: alienado de seu trabalho, que é trocado por um valor em moeda inferior às forças por ele gastas; alienado do produto do seu trabalho, que ele mesmo não pode comprar, pois o seu trabalho não é remunerado à altura do que ele mesmo produz; alienado, enfim, em relação a tudo, alienado de seus projetos, da vida do país, de sua própria vida, uma vez que não dispõe de tempo livre, nem de instrumentos teóricos capazes de permitir-lhe a crítica de si mesmo e da sociedade.” (COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1998, p. 11). O texto acima apresenta um dos traços marcantes da sociedade capitalista liberal na qual surge a indústria cultural. Assinale a alternativa correta quanto ao indivíduo na exploração de seu trabalho no contexto da Indústria Cultural.

A) O indivíduo é devidamente recompensado pelos seus esforços.

B) O indivíduo dispõe de tempo livre e recursos para investir em seus projetos pessoais.

C) O indivíduo desconhece a si mesmo e é incapaz de questionar o modelo de sociedade que vive.

D) O indivíduo se sente deslocado em relação ao mundo ao seu redor.

INDÚSTRIA CULTURAL

 

Entre os teóricos da Escola de Frankfurt que pensaram o fenômeno da Indústria Cultural constam:

A) Theodor Adorno e Max Horkheimer.

B) Karl Marx e Max Weber.

C) Karl Mannheim e Georg Simmel.

D) Immanuel Kant e Friedrich Hegel.

INDÚSTRIA CULTURAL

 

Assinale a alternativa que NÃO faz parte do contexto de surgimento da Indústria Cultural:

A) Revolução Industrial

B) Economia de mercado

C) Meios de Comunicação de Massa

D) Feudalismo

INDÚSTRIA CULTURAL

 

Indústria Cultural

 

Antigamente, a arte procurava expressar a realidade, as emoções e, até mesmo, o abstrato. A arte era marcada enquanto tal por carregar consigo tanto um conteúdo quanto uma forma que eram uma expressão de mundo, únicos e originais. O observador era levado a contemplar, meditar e elevar o espírito. Contudo, em geral, a arte era voltada apenas para a nobreza, que tinha acesso tanto físico quanto a bagagem cultural necessária para apreciá-la.

Com o advento dos meios de comunicação de massa (Mass Media), a pode se beneficiar da imprensa, do rádio e da televisão. Agora, o observador não precisava mais viajar até a Capela Sistina, no Vaticano, para contemplar o teto pintado por Michelângelo, mas poderia visualizá-lo numa revista, sentado no sofá de casa. O mesmo ocorreu com as orquestras e óperas. Ao invés de salas de concerto ou de ópera a pessoa poderia ouvir através do radinho de casa.

Contudo, permaneciam diferenças entre este novo público e as elites. A primeira é que a qualidade e o impacto da arte através de meios de comunicação de massa não é o mesmo que pessoalmente. A segunda é que, enquanto as elites possuíam com suas riquezas a educação necessária para a apreciação, faltava para as classes populares este capital cultural.

Diante disso, para atingir e lucrar com o grande público, a arte transmitida pelos meios de comunicação de massa passou por transformações radicais. Por exemplo, o objetivo passou da contemplação para o entretenimento alienante. Além disso, a originalidade foi substituída por fórmulas de sucesso, repetitivas e previsíveis.

Em suma, com os meios de produção e comunicação de massa, a arte entrou na lógica do capital e passou a ser divulgada sob a égide do lucro com uma qualidade duvidosa e consumida irrefletidamente pelas multidões, forjando nelas ideologias que eram falsas representações da realidade.

Esse fenômeno foi analisada pela Escola de Frankfurt, na Alemanha. Os autores que cunharam o termo “indústria cultural” para conceituá-lo foram Theodor Adorno e Max Horkheimer. Leia abaixo uma questão da UFPR a respeito.

 

UFPR2016/2017 - Leia os fragmentos abaixo do livro intitulado “A indústria cultural” escrito por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer:

Tudo indica que o termo “indústria cultural” foi empregado pela primeira vez no livro Dialética do esclarecimento, que Horkheimer e eu [Adorno] publicamos em 1947, em Amsterdã. Em nossos esboços, tratava-se do problema da cultura de massa. Abandonamos essa última expressão para substituí-la por “indústria cultural”, a fim de excluir de antemão a interpretação que agrada aos advogados da coisa; estes pretendem, com efeito, que se trata de algo como uma cultura surgindo espontaneamente das próprias massas, em suma, da forma contemporânea da arte popular. Ora, desta arte a indústria cultural se distingue radicalmente. (ADORNO, 1986, p. 92). [...] As mercadorias culturais da indústria se orientam, como disseram Brecht e Suhrkamp há já trinta anos, segundo o princípio de sua comercialização e não segundo seu próprio conteúdo e sua figuração adequada. Toda a prática da indústria cultural transfere, sem mais, a motivação do lucro às criações espirituais. A partir do momento em que essas mercadorias asseguram a vida de seus produtores no mercado, elas já estão contaminadas por essa motivação. (ADORNO, 1986, p. 92) [...] O que na indústria cultural se apresenta como um progresso, o insistentemente novo que ela oferece permanece, em todos os seus ramos, a mudança da indumentária de um sempre semelhante; em toda parte a mudança encobre um esqueleto no qual houve tão poucas mudanças como na própria motivação do lucro desde que ela ganhou ascendência sobre a cultura. (ADORNO, 1986, p. 94) […] A satisfação compensatória que a indústria cultural oferece às pessoas ao despertar nelas a sensação confortável de que o mundo está em ordem frustra-as na própria felicidade que ela ilusoriamente lhes propicia. O efeito do conjunto da indústria cultural é o de uma antidesmistificação, a de um anti-iluminismo; […] Ela impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente. Mas estes constituem, contudo, a condição prévia de uma sociedade democrática, que não poderia salvaguardar e desabrochar senão através de homens não tutelados. (ADORNO, 1986, p. 99) (ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (org.). Adorno, Theodor W. São Paulo: Ática, 1986.)

 

1. Por que Adorno substituiu a expressão “cultura de massa” por “indústria cultural”?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Segundo o texto, o que orienta a produção industrial da cultura? Qual a motivação da indústria cultural?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.Leia a frase a seguir: “O que na indústria cultural se apresenta como um progresso, o insistentemente novo que ela oferece permanece, em todos os seus ramos, a mudança da indumentária de um sempre semelhante; em toda parte a mudança encobre um esqueleto no qual houve tão poucas mudanças como na própria motivação do lucro desde que ela ganhou ascendência sobre a cultura”. Em outras palavras, qual a característica marcante da indústria cultural aí expressa?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Segundo o texto, a indústria cultural contribui para uma democracia efetiva na garantia dos direitos dos cidadãos? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INDÚSTRIA CULTURAL

 

Sobre a Indústria Cultural, marque a alternativa correta:

A) Os meios de comunicação de massa não interferem no nível de consumo de uma sociedade.

B) A Cultura de massa é produzida pelos meios de comunicação de massa e pautada por interesses comerciais, é transformada em mercadoria.

C) Hábitos culturais não são influenciados por modismos e estímulos ao consumo, e essa dinâmica é proporcionada por um sistema de produção e ampla circulação de mercadorias.

D) Os meios de comunicação não influenciam os hábitos culturais.

terça-feira, 16 de agosto de 2022

O PROBLEMA DA FELICIDADE

 

O pêndulo da felicidade


As pessoas mais felizes e realizadas são as que sabem aonde querem chegar e têm metas. No entanto, a felicidade completa e positiva é impossível: em vez dela, pode-se esperar apenas um estado relativamente menos doloroso. É o pêndulo da felicidade. “No verão às quatro da manhã, o sono do amor ainda dura, sob o arvoredo se evapora o odor da noite de festa”. Nesses breves e sublimes versos, o poeta simbolista Arthur Rimbaud (1854-1891) atinge, com imediata facilidade, o real das explosões festivas, coloridas e intensas de gostos, sabores inigualáveis, emoções únicas e sensações de alegria e esperança que brotam em nossos corações. Dias de festividades são diversos em nossas vidas: aniversários, casamentos, formaturas, entre outros. Inebriamos com o doce perfume de felicidade. Nesses momentos festivos, sentimos a presença de uma luz divina que nos agracia com uma rara epifania. Esses singelos momentos são únicos, plenos e mágicos. A verdadeira felicidade, repare, está perto de si. Está nas flores do seu jardim. Nas crianças que olham a mãe com ternura, nos amantes que se apertam um contra o outro, em todas essas pequenas casas onde há famílias que procuram alimentar-se, amar, brincar.


Momentos de felicidade são inúmeros.


No entanto, esses momentos de felicidade passam. Devemos saber que a felicidade plena e estável não existe. Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Realmente, a nossa vida se caracteriza pelo pêndulo da felicidade que vai e vêm. Para Platão, “a noção de felicidade é relativa a nossa situação no mundo”. Conforme Epicuro, “a felicidade é essencialmente a ausência de dor e sofrimento". Para Zenão, “a felicidade é o bem fluir da vida”. O filósofo Schopenhauer dizia que a “felicidade e o prazer são apenas quimeras, mostradas a distância por uma ilusão, enquanto o sofrimento e a dor são reais e manifestam-se diretamente por si, sem a necessidade da ilusão e da espera". De fato, a felicidade é breve, frágil e volátil, pois só é possível senti-la em certos momentos. Na verdade, se pudéssemos vivenciá-la de forma ininterrupta, ela perderia o valor, uma vez que só percebemos que somos felizes por comparação. Após uma semana de céu nebuloso, um dia de sol nos parece um milagre da Criação. Do mesmo modo, a alegria aparenta ser mais intensa quando atravessamos um período de tristeza. Os dois sentimentos se complementam, pois, da mesma forma que a melancolia não é eterna, não poderíamos suportar 100 anos de felicidade. Imaginar que temos obrigação de ser felizes o tempo todo e em todo lugar é um grande fator de estresse na sociedade moderna. A negação da tristeza dispara o consumo de antidepressivos e a busca de psicoterapias. Hoje em dia, não exibir um sorriso permanente parece ser motivo de vergonha. Contra essa perspectiva falsa e infantil, Nietzsche nos lembra que a felicidade vem em lampejos e que tentar fazer com ela dure para sempre é aniquilar esses lampejos que nos ajudam a seguir em frente no longo e tortuoso caminho da vida. Fonte: < http://obviousmag.org/ousa_saber/2016/o-pendulo-da-felicidade.html> Acesso em 16 de ago. 2022.


a) Qual a mensagem do texto?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) O que é a felicidade para Platão?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Como Epicuro define a ideia de felicidade?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


d) O que é a felicidade para Zenão?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


e) Como Nietzsche explica o seria a felicidade?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



quinta-feira, 4 de agosto de 2022

INDÍGENAS ISOLADOS

A Amazônia brasileira abriga o maior número de povos indígenas isolados conhecidos no planeta. No Brasil, apenas um deles vive fora do bioma, os Avá-Canoeiro, que ocupam porções de Tocantins e Goiás. A Funai contabiliza oficialmente 114 registros da presença desses grupos no país, 28 deles confirmados. Para denominar esses grupos que vivem de maneira autônoma, o Estado brasileiro usa o termo jurídico-administrativo “isolados”. No campo do indigenismo, porém, existem outros: “autônomos”, “resistentes”, “ocultos”, “não contatados”, “em isolamento voluntário” ou “povos livres”. (…) O genocídio provocado pela colonização ajuda a explicar por que eles buscam viver longe da sociedade não indígena. Os povos originários do Brasil, por pouco, não foram completamente exterminados. Estima-se que a colonização tenha provocado a morte de 70% deles. No ano de 1500 a população era de aproximadamente 3 milhões de habitantes, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai). O número mais baixo, de 70 mil, foi registrado em 1957. Desde então, a população vem crescendo e chegou a 897 mil pessoas, de acordo com o censo do IBGE realizado em 2010. Diante da invasão violenta e do contágio de doenças trazidas pelos europeus, alguns adotaram a fragmentação e o isolamento como estratégia de sobrevivência, refugiando-se, principalmente, em áreas mais remotas com extensas porções de vegetação não desmatada. Como já ocorreu no passado, o contato tem o potencial de dizimar essas populações, cujos sistemas imunológicos são mais suscetíveis a doenças infectocontagiosas. Embora tenham adotado uma estratégia comum de evitar o contato significativo com a sociedade dos colonizadores, esses grupos vivem de maneiras diferentes. Segundo a ONG Survival, alguns não possuem moradia fixa e têm o hábito de circular permanentemente pelo território, sobrevivendo da caça e da coleta de alimentos. Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2022/02/06/quem-sao-os-grupos-indigenas-isolados-brasileiros-e-quais-sao-os-direitos-deles. Acesso em 27 de julho de 2022.) 


a) Os indígenas isolados pertencem a sociedade brasileira? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) Quais os motivos que levaram os indígenas a escolherem o isolamento?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



MEMES

 

Memes estão definitivamente na moda. Há quem diga que a própria ideia de meme é um meme. Nós abrimos nossa caixa postal e recebemos uma correntinha de email, acessamos um site de rede social e nos deparamos com uma imagem legendada, dali uns dois minutos chega a paródia de um vídeo viral. A palavra é um neologismo, o campo de estudos é recente, mas o fenômeno não está restrito à cultura contemporânea. Os memes têm história…





O conceito de meme se origina, nas mais diferentes cronologias, de um debate controverso na sociobiologia na década de 1970. O termo é empregado pela primeira vez de forma absolutamente despretensiosa e praticamente de relance, como um desvio colateral do argumento a que se propunha o renomado etólogo Richard Dawkins. (Fonte:https://museudememes.com.br/o-que-sao-memes. Acesso em 27 de julho de 2022.) 


Sobre os memes é correto afirmar:


a) Os memes são fenômenos restritos ao universo da internet.

b) Os memes não são um fenômeno cultural.

c) Os memes são uma invenção do século XXI.

d) Os memes são fenômenos culturais.

RELATIVISMO CULTURAL

 

CULTURA MATERIAL - CULTURA IMATERIAL – ETNOGRAFIA – RELATIVISMO CULTURAL.


______________________é uma perspectiva da sociologia e da antropologia que defende a busca pela compreensão dos valores culturais de uma sociedade, sem julgar ou condenar os mesmos.

ETNOCENTRISMO

O ato de julgar a cultura do outro baseado na sua própria crenças, moral, leis, costumes e hábitos. Por exemplo: achar que a cultura ocidental é o modelo de sociedade correta e a cultura do oriente médio é errada ou vice-versa. É fenômeno na Antropologia, é chamado de: 


a) Relativismo cultural.

b) Estruturalismo.

c) Etnocentrismo.

d) Civilização. 

FRANZ BOAS

 

Para o antropólogo Franz Boas:


Cultura abrange todas as manifestações de hábitos sociais de uma comunidade, as reações do indivíduo afetado pelos hábitos do grupo em que vive e o produto das atividades humanas, como determinado por esses hábitos.”


a) Cite dois exemplos de “hábitos sociais de uma comunidade”.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) No seu cotidiano, quais são os “hábitos sociais” que afetam sua vida? Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ANTROPOLOGIA

 

Relacione as Linhas com as Colunas:


1. Antropologia. ( ) A cultura é vista como uma teia de significados.

2. Antropologia evolucionista. ( ) Defende a ideia de estágios evolutivos nas diferentes culturas.

3. Antropologia funcionalista. ( ) A cultura teria um papel funcional para indivíduos e instituições.

4. Sistema simbólico. ( ) Estudo da diversidade de culturas e sociedades.

CULTURA

 

Sobre o conceito de Cultura, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:


( ) A cultura é uma característica do ser humano como um ser social.

( ) A cultura é adquirida, um comportamento aprendido, que produz um patrimônio cultural.

( ) Por meio da cultura se estabelece as relações entre os seres humanos.


SISTEMA ELEITORAL

 

Sistema eleitoral brasileiro:




A partir da análise dos gráficos responda as perguntas abaixo: 

a) É correto afirmar que a maior parte da população brasileira confia nas urnas eletrônicas? Na sua opinião, isso garante a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) De modo geral, em quais faixas de gênero, idade, região, escolaridade e renda concentram-se a maior porcentagem de “desconfiança’?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) De modo geral, em quais faixas de gênero, idade, região, escolaridade e renda concentram-se a menor porcentagem de “desconfiança’?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


d) A partir das respostas anteriores, elabore uma “hipótese sociológica” que possa explicar os dados dos gráficos.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ESTADO

 

Qual modelo de ESTADO contempla as características abaixo: 


Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, política de privatização de empresas estatais, ou seja, a privatização de todos os setores da economia nacional, desregulamentação do sistema financeiro, transferência de serviços públicos ao setor privado, redução dos encargos e direitos sociais como um todo, abertura da economia para a entrada de empresas multinacionais e defende os princípios econômicos do capitalismo e também ênfase na globalização.


(ESTADO LIBERAL) – (ESTADO NEOLIBERAL) – (ESTADO SOCIALISTA) – (ESTADO NAZIFASCISTA)

DEMOCRACIA

 

Fiesp prepara manifesto em defesa da democracia; Febraban diz que assinará documento


Texto, ainda em elaboração, deve ser lido em evento no dia 11 de agosto em São Paulo, pouco antes do lançamento do manifesto organizado pela Faculdade de Direito da USP.


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) prepara um manifesto próprio em defesa da democracia, com assinatura de associações empresariais e da sociedade civil. O texto, ainda em construção, será publicado em jornais de circulação nacional e lido às 10h do dia 11 de agosto, na Faculdade de Direito da USP, no Salão Nobre da faculdade. Nesta quarta (27), a a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que decidiu assinar o documento da Fiesp, batizado de “Em Defesa da Democracia e da Justiça”.


a) Na sua opinião, Estado e Mercado (Economia) podem conviver democraticamente? Justifique sua resposta. 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL

 

O Estado de bem-estar social é caracterizado pela: 


a) Economia planificada, projeto social-democrata e redução dos direitos trabalhistas.

b) Controle absolutista da economia, projeto de participação política da classe trabalhadora e ampliação dos direitos sociais.

c) Capitalismo concorrencial, projeto totalitário e conflitos entre as classes.

d) Economia de mercado democraticamente regulada pelo Estado, investimento e distribuição de renda e serviços e ampliação dos direitos sociais e do consumo de bens.

POLÍTICA

 

Relacione as Linhas com as Colunas: 


1. Monarquia. ( ) O primeiro-ministro é chefe do governo.

2. República. ( ) Presidente eleito direto ou indiretamente.

3. Presidencialismo. ( ) Uma conquista democrática.

4. Parlamentarismo. ( ) Governo de um só.

ESTADO

 

Sobre o conceito de Estado, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso: 


( ) O Estado conhecido como “reino da liberdade”.

( ) É um aparelho de dominação política.

( ) Ao longo da história a organização do Estado permaneceu intacta.