O artista nova-iorquino Andy Warhol (1928 – 1987)
fez parte do movimento da pop art e serigrafou 32 latas de feijão de consumo
ordinário nos Estados Unidos, tal qual seria, por exemplo, pintar embalagens de
miojo no contexto atual. A esse respeito, diz o site do Museu de Nova Iorque:
“Quando perguntado por que ele escolheu pintar as
latas de sopa Campbell, Warhol respondeu inexpressivamente: “Eu costumava
almoçar o mesmo todos os dias, durante vinte anos, acho, a mesma coisa
repetidas vezes”. Essa refeição diária é o tema deste trabalho composto por
trinta e duas telas – uma para cada um dos sabores então vendidos pela
Campbell’s – usando uma combinação de projeção, traçado, pintura e estampagem.
Repetindo a imagem quase idêntica, as telas ao mesmo tempo acentuam a
uniformidade e ubiquidade da embalagem do produto e subvertem a ideia da
pintura como meio de invenção e originalidade.” (Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/79809
. Acesso em: 22/08/2022).
Sabendo que as ideias de Warhol não compartilham da
teoria da Indústria Cultural, assinale a alternativa que destoa da proposta de
Warhol:
A) A relação entre arte e
propaganda é um modo de difundir a arte para todos.
B) A exposição das “Latas de Sopa
Campbell” era um modo de dessacralizar a exposição de arte, aproximando o
espectador como se estivesse numa mercearia.
C) Objetos do cotidiano
quando colocados num quadro podem se tornar arte.
D) Warhol faz uma crítica ao
consumismo exagerado representada na repetição dos rótulos.
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