quinta-feira, 18 de abril de 2024

WALTER BENJAMIN

 Walter Benjamin é um dos filósofos mais significativos da modernidade, somente reconhecido enquanto tal após sua trágica morte, durante a fuga das forças nazistas. Em vida ele era respeitado enquanto intelectual apenas em seu círculo de pensadores, como Ernst Bloch e T. W. Adorno, que tomou a iniciativa de editar toda sua obra postumamente. Benjamin discorreu principalmente sobre a Arte, particularmente em seu texto A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica, no qual ele defende uma visão materialista, segundo a qual toda produção artística é circundada por uma certa ‘aura’, que revela sua singularidade. Com o advento de produtos culturais de massa como o cinema, que implicam na reprodutibilidade da arte, esta ‘aura’ se dilui nas cópias produzidas e, assim, destrói a qualidade de objeto único e individual da qual a obra artística podia se revestir. Quando ocorre este fenômeno, a arte deixa de ser uma criação exclusiva para um grupo restrito, perde seu caráter sagrado e consequentemente atinge uma repercussão na sociedade como um todo.


Qual é o principal conceito abordado por Walter Benjamin em seu texto "A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica", e como ele argumenta que esse conceito é afetado pelo advento de produtos culturais de massa?


A) A singularidade da obra de arte, que se fortalece com a reprodução em massa, mantendo sua qualidade única e individual.

B) A aura da obra de arte, que se mantém intacta mesmo diante da reprodutibilidade técnica, preservando sua sacralidade.

C) O caráter exclusivo da obra de arte, que se amplifica com a produção em massa, atingindo um grupo mais restrito de espectadores.

D) A materialidade da obra de arte, que se torna mais evidente com a reprodução em massa, destacando sua autenticidade e originalidade.

E) O caráter sagrado da obra de arte, que se perde com a reprodutibilidade técnica, causando uma diluição de sua singularidade e uma mudança em sua repercussão na sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário