quinta-feira, 30 de novembro de 2023

TRIBOS URBANAS

 

Se o conceito de tribo envolve a ideia de grupo, portanto, de segregação, hoje a tendência é a mistura. A sexta-feira na Belo Horizonte de 2018 reflete um momento social de interação entre grupos com gostos mais ou menos distintos. Pós-doutor em ciências sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e fundador do Observatório da Juventude da UFMG, o professor Juarez Dayrell é enfático ao dizer que a palavra “tribo” vem mesmo sendo problematizada. “Primeiro, porque é associado a algo homogêneo e a uma cultura própria, totalmente diferente de outras. Hoje, isso não reflete a realidade da juventude. Uma possível substituição seria trocá-la por ‘coletivos’”, afirma o especialista, ressaltando que a juventude atual é muito dinâmica. “Hoje, há fluidez entre as fronteiras. Os jovens podem ser rappers, e, ao mesmo tempo, ir a um baile funk e participar de um coletivo negro. As coisas estão mais diluídas, e isso não significa que as culturas juvenis não estejam presentes”, explica Juarez Dayrell.”Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/09/03/interna_gerais,985537/a-era-dos-roles-antigas-tribos-urbanas-rompem-barreiras-e-se-misturam.shtml. Acesso em: 27 nov. 2023.


De acordo com o texto, qual é a crítica ao uso da expressão "tribo" para descrever grupos sociais atualmente, e qual termo é sugerido como uma possível substituição?


A) A crítica é que "tribo" não reflete a realidade da juventude, que é dinâmica; como substituição, sugere-se usar "coletivos".

B) A expressão "tribo" é criticada por não incluir culturas juvenis; como substituição, propõe-se "grupos sociais".

C) A crítica é que "tribo" promove segregação entre grupos; como alternativa, sugere-se o termo "comunidades".

D) A expressão "tribo" é criticada por ser associada a algo homogêneo; como substituição, sugere-se "grupos heterogêneos".

E) A crítica é que "tribo" sugere homogeneidade, enquanto a juventude é dinâmica; como alternativa, propõe-se o termo "coletividades".


Nenhum comentário:

Postar um comentário