terça-feira, 21 de novembro de 2023

Byung-Chul Han e a Dor

 “A dor nos torna humanos. Entrevista com Byung-Chul Han.

Pergunta: Nosso problema com a dor está ligado à solidão?

Byung-Chul Han: No livro, menciono o cuidado primário da cura em Viktor von Weizsäcker. Quando a irmãzinha vê seu irmãozinho sofrendo, ela conhece uma saída. Ela toca onde dói. O contato aplaca a dor. Hoje vivemos em uma sociedade atormentada por uma crescente solidão, sem contato ou dedicação humana. Distanciamento social! Eu me pergunto se a dor não é o grito do corpo que pede proximidade e dedicação, até mesmo amor. O cuidado primário de cura não pode ser substituído por um analgésico.


Pergunta: Você denuncia uma "sociedade paliativa" cúmplice de uma "ideologia do bem-estar permanente". Mas querer se livrar da dor, querer pelo menos limitar a dor, não é um objetivo legítimo?

Byung-Chul Han: Toda experiência intensa é dolorosa, mesmo o amor intenso. Hoje evitamos as intensidades por medo da dor. Até mesmo o amor hoje deve ser despotencializado em uma fórmula voltada para o consumo e o prazer. Qualquer percepção intensa é dolorosa. Dolorosamente belo não é uma contradição. Percebemos o mundo hoje através do smartphone, que torna tudo consumível e disponível e reduz tudo à dimensão da tela. Acredito que o smartphone é um analgésico digital.”Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/606930-o-valor-dos-arrepios-a-dor-nos-torna-humanos-entrevista-com-byung-chul-han. Acesso em: 21 de nov. 2023.


Com base na entrevista com Byung-Chul Han sobre a relação entre dor, solidão e a sociedade contemporânea, qual das seguintes afirmações reflete a perspectiva do entrevistado?


a) O contato humano e a dedicação são elementos essenciais para aliviar a dor, especialmente em uma sociedade marcada pela solidão.

b) A dor é inevitável, mas deve ser evitada a todo custo, inclusive através do uso de analgésicos digitais, como smartphones.

c) A ideia de uma "sociedade paliativa" é benéfica para o bem-estar permanente, promovendo uma abordagem positiva em relação à dor.

d) Byung-Chul Han defende a substituição completa do contato humano pelo uso de analgésicos, argumentando que é mais eficaz no alívio da dor.

e) O autor destaca que experiências intensas, incluindo o amor, devem ser despotencializadas para evitar a dor, favorecendo fórmulas mais simplificadas voltadas para o consumo e o prazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário