terça-feira, 21 de novembro de 2023

Torto Arado

  “Brasil de Fato - Teus livros são atravessados pela questão da terra. E tens uma experiência como servidor do Incra, trabalhando 17 anos junto aos agricultores, sem-terra, quilombolas. Como essa experiência influenciou a tua literatura? 

Itamar Vieira Junior - Influenciou profundamente. Como você disse, tenho 17 anos de trabalho no Incra com as populações do campo. Fui trabalhar no Maranhão, depois voltei pra Bahia, e conhecendo essa realidade, pude entender o Brasil de uma maneira melhor. No campo, as marcas desse passado que nos divide, que nos fragiliza, ainda estão muito presentes. Foi fundamental para me questionar sobre muitas coisas, entre elas a nossa relação com a terra, o território, o lugar em que vivemos. Os livros estão retratando as populações do campo. Mas estou pensando em todos, estou pensando em nós, inclusive, que muitas vezes vivemos na cidade mas vivemos alienados desse direito ao chão que pisamos, a casa em que vivemos, a rua em que trafegamos. É um direito fundamental para todos os seres humanos. Não há vida sem terra e sem território. Não por acaso todos os conflitos de que a gente tem notícia se dão justamente por isso, por essas pessoas que tem esse direito negado. Se pensarmos na realidade brasileira, vemos ver que há muitos ativistas, lideranças camponesas, ambientalistas, na linha de frente dessa luta e muitas vezes correndo risco de vida. Quantos não se foram nos últimos anos? Só este ano, quantos não morreram por causa dessa batalha? É uma batalha que nos atravessa há séculos. Então, nós que escrevemos e reescrevemos arte, literatura, no fundo estamos registrando o nosso tempo, escrevendo e refletindo sobre ele.” Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2023/11/16/autor-de-torto-arado-diz-que-ficcao-nos-coloca-no-lugar-do-outro-e-ajuda-a-compreender-a-sua-dor>. Acesso em: 21 de nov. 2023. 


Como a experiência de Itamar Vieira Junior como servidor do Incra influenciou sua literatura, de acordo com o trecho fornecido?


a) A experiência no Incra o afastou da realidade do campo, dificultando sua compreensão do Brasil.

b) Itamar Vieira Junior passou a escrever exclusivamente sobre questões urbanas após sua experiência no Incra.

c) A vivência junto às populações do campo permitiu a Itamar entender melhor o Brasil e questionar aspectos como a relação com a terra e o território.

d) O trabalho no Incra não teve influência significativa em sua literatura, que se concentra em outros temas.

e) Itamar Vieira Junior restringiu sua escrita às populações do campo, excluindo a experiência urbana de sua narrativa literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário