quarta-feira, 24 de maio de 2023

POVOS INDÍGENAS

 Vivências, demandas e propostas das comunidades do Vale do Javari, de centros urbanos e da região dos rios Negro, Solimões, Madeira e Amazonas, sobre temáticas centrais como políticas públicas, direitos indígenas e proteção territorial, deram o tom do debate na I Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas. O evento, que aconteceu entre 17 e 19 de abril, em Manaus, foi organizado pela Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (APIAM), com apoio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (FEPIAM) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. No encontro também foram abordadas temáticas como proteção a defensores dos direitos indígenas, ciência, tecnologia, além de evidenciar a necessidade de políticas públicas específicas para os povos indígenas nas áreas de educação, saúde e geração de renda. Para além das mesas temáticas, plenárias e grupos de trabalhos, a Conferência contou com os cantos e danças de mais de 30 povos da região. Para Mariazinha Baré, essa diversidade de culturas e vivências contribuiu para a consolidação da luta indígena no Amazonas. ”Todo o esforço que fizemos para reunir povos das diferentes regiões do Amazonas resultou nesta grande mobilização e não vamos parar de reivindicar e fortalecer nossos direitos”, diz a coordenadora da APIAM. A mobilização dos povos indígenas do Amazonas ocorre em um contexto de reconstrução da política indígena no país após quatro anos de ataques à vida e aos direitos de comunidades tradicionais.” Disponível em: <https://www.socioambiental.org/noticias-socioambientais/povos-indigenas-do-amazonas-apresentam-propostas-de-politicas-publicas-e> Acesso em: 22 mai. 2023. Texto adaptado. 


A I Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas, realizada em Manaus, teve como propósito principal:


a) Reunir representantes de povos indígenas de todo o Amazonas para discutir demandas e propor políticas públicas relacionadas à diversidade cultural e vivências das comunidades indígenas.

b) Estabelecer parcerias entre a APIAM e a Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas para fortalecer a luta indígena no estado.

c) Promover a valorização da cultura indígena por meio de apresentações de danças e cantos de mais de 30 povos da região do Amazonas.

d) Abordar temas específicos, como proteção territorial, direitos indígenas, ciência, tecnologia e a necessidade de políticas públicas nas áreas de educação, saúde e geração de renda para os povos indígenas.

e) Reforça o compromisso da sociedade brasileira no reconhecimento e valorização das culturas indígenas. 


DISCRIMINAÇÃO RACIAL

 “A Embaixadora dos EUA, Linda Thomas-Greenfield e a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco apresentaram, nesta quarta-feira, 03, as ações sociais do programa contra a discriminação étnico-racial, na Casa do Carnaval da Bahia, em Salvador. A busca pela igualdade de gênero, inclusão social e o combate ao preconceito são lutas de minorias sociais que atravessam séculos. Outra batalha que é enfrentada diariamente é contra a discriminação e o racismo. A violência ainda é algo que persegue inúmeros homens, mulheres e crianças negras. Ocupar espaços políticos, culturais e sociais é o que cada pessoa que faz parte do povo negro deseja e todos os dias esses direitos lhes são negados. Por isso é fundamental que ações de inclusão sejam realizadas. O Plano de Ação Conjunta Brasil-Estados Unidos para Eliminação da Discriminação Étnico- Racial e Promoção da Igualdade (JAPER sigla em inglês), após um longo período de pausa nas ações.” Disponível em: <https://www.anf.org.br/brasil-e-eua-retomam-plano-de-acao-contra-a-discriminacao-etnico-racial/>. Acesso em: 22 maio 2023.  Texto adaptado. 


Qual é o propósito central do Plano de Ação Conjunta Brasil-Estados Unidos para Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade (JAPER), mencionado no texto?


a) Estabelecer parcerias comerciais entre Brasil e Estados Unidos para promover a igualdade racial.

b) Desenvolver políticas de inclusão social para minorias étnico-raciais no Brasil e nos Estados Unidos.

c) Combater a discriminação de gênero e promover a igualdade de oportunidades na área política.

d) Implementar medidas educacionais para erradicar a discriminação étnico-racial e o racismo.

e) Contribuir com o debate étnico e a questão racial na sociedade americana.


IDEOLOGIA

 “Meu partido

É um coração partido

E as ilusões estão todas perdidas

Os meus sonhos foram todos vendidos

Tão barato que eu nem acredito

Eu nem acredito ah

Que aquele garoto que ia mudar o mundo

Mudar o mundo

Frequenta agora as festas do "Grand Monde"

Meus heróis morreram de overdose

Eh, meus inimigos estão no poder

Ideologia

Eu quero uma pra viver

Ideologia

Eu quero uma pra viver

O meu tesão

Agora é risco de vida

Meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll

Eu vou pagar a conta do analista

Pra nunca mais ter que saber quem eu sou

Saber quem eu sou” Cazuza, Ideologia. 


Qual é o tema principal abordado na letra da música mencionada no texto?


 a) A busca por identidade e autenticidade pessoal em meio a um mundo de ilusões e decepções.

b) A influência negativa do poder político e a corrupção dos líderes.

c) A crítica à falta de ideais e princípios no mundo contemporâneo.

d) A luta por uma ideologia que oriente a vida e traga significado.

e) O espírito jovem de uma geração.


Futebol e Sociedade



“A federação espanhola anulou o cartão vermelho para Vinicius Júnior na partida contra o Valencia, que aconteceu no último domingo (21) após ataques racistas ao brasileiro. Desta forma, ele está liberado para defender o Real Madrid contra o Rayo Vallecano, em jogo que acontece amanhã a partir das 14h30 (de Brasília) pelo Campeonato Espanhol. O órgão aceitou as alegações do Real Madrid, que condenou a atitude de Ignacio Iglesias Villanueva — VAR do jogo do fim de semana — e apresentou documentos com provas sobre diferentes ataques a Vini.” Disponível em: <https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/05/23/vinicius-junior-cartao-punicao-real-madrid.htm> Acesso em: 24 mai. 2023.


De qual ideologia, o craque Vini JR foi vítima: 


a) Branqueamento.

b) Racismo reverso.

c) Racismo.

d) Futebolismo.

e) Brasilidade.