quarta-feira, 24 de maio de 2023

POVOS INDÍGENAS

 Vivências, demandas e propostas das comunidades do Vale do Javari, de centros urbanos e da região dos rios Negro, Solimões, Madeira e Amazonas, sobre temáticas centrais como políticas públicas, direitos indígenas e proteção territorial, deram o tom do debate na I Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas. O evento, que aconteceu entre 17 e 19 de abril, em Manaus, foi organizado pela Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (APIAM), com apoio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (FEPIAM) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. No encontro também foram abordadas temáticas como proteção a defensores dos direitos indígenas, ciência, tecnologia, além de evidenciar a necessidade de políticas públicas específicas para os povos indígenas nas áreas de educação, saúde e geração de renda. Para além das mesas temáticas, plenárias e grupos de trabalhos, a Conferência contou com os cantos e danças de mais de 30 povos da região. Para Mariazinha Baré, essa diversidade de culturas e vivências contribuiu para a consolidação da luta indígena no Amazonas. ”Todo o esforço que fizemos para reunir povos das diferentes regiões do Amazonas resultou nesta grande mobilização e não vamos parar de reivindicar e fortalecer nossos direitos”, diz a coordenadora da APIAM. A mobilização dos povos indígenas do Amazonas ocorre em um contexto de reconstrução da política indígena no país após quatro anos de ataques à vida e aos direitos de comunidades tradicionais.” Disponível em: <https://www.socioambiental.org/noticias-socioambientais/povos-indigenas-do-amazonas-apresentam-propostas-de-politicas-publicas-e> Acesso em: 22 mai. 2023. Texto adaptado. 


A I Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas, realizada em Manaus, teve como propósito principal:


a) Reunir representantes de povos indígenas de todo o Amazonas para discutir demandas e propor políticas públicas relacionadas à diversidade cultural e vivências das comunidades indígenas.

b) Estabelecer parcerias entre a APIAM e a Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas para fortalecer a luta indígena no estado.

c) Promover a valorização da cultura indígena por meio de apresentações de danças e cantos de mais de 30 povos da região do Amazonas.

d) Abordar temas específicos, como proteção territorial, direitos indígenas, ciência, tecnologia e a necessidade de políticas públicas nas áreas de educação, saúde e geração de renda para os povos indígenas.

e) Reforça o compromisso da sociedade brasileira no reconhecimento e valorização das culturas indígenas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário