domingo, 19 de março de 2023

RACISMO CIENTÍFICO

 “A renomada revista científica Nature publicou um editorial no qual fez um mea culpa por ter contribuído com o racismo científico em suas publicações ao longo dos 150 anos do periódico britânico. Na autoavaliação, a Nature admitiu ter divulgado artigos que, segundo a revista, deram força a preconceitos, muitas vezes de maneira sexista e elitista. No texto intitulado 'Como a Nature contribuiu para o legado discriminatório da ciência', o veículo destacou que a ”ideia de que alguns grupos - pessoas não brancas ou pobres, por exemplo - eram inferiores alimentou discriminação e racismo irreparáveis." Fonte: Texto adaptado, Ecoa (Uol. Disponível em <https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/12/12/a-ciencia-justifica-preconceitos-entenda-o-que-e-o-racismo-cientifico.htm>. Acesso em: 19 de mar. 2023.


O racismo científico: 


a) Contribuiu no debate racial do século XIX. Oferecendo uma explicação para as diferenças humanas com dados objetivos e sem apego ideológico. 

b) Contribuiu com o desenvolvimento de teorias raciais e eugênicas, que acreditava numa hierarquização das raças humanas. Com forte apelo ideológico.

c)  Já no século XIX, o racismo científico havia perdido a credibilidade.

d) Foi uma teoria científica que procurou explicar as diferenças culturais, considerando os princípios éticos e morais de cada grupo humano.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário