terça-feira, 29 de novembro de 2022

COPA DO MUNDO

 “(...)o número de jogadores africanos ou de descendência africana que atuam em clubes fora do continente é bastante expressivo. São atletas que, muitas vezes, destacam-se em equipes de países que colonizaram o território de seus antepassados. É o caso do lateral-esquerda Saka, do Arsenal Football Club. Descendente da Nigéria, seus pais emigraram do seu território de origem para Londres. Das 32 Seleções que disputam o título de Melhor do Mundo este ano no Catar, 14 possuem ao menos um jogador com ascendência africana. De acordo com a lista oficial de convocados da Fifa, a França é o país que tem o maior número de jogadores que nasceram ou têm parentesco com o terceiro maior e mais antigo continente do planeta. No total, são 14 atletas da Seleção Francesa que se encaixam nesse perfil.” Escreva uma “manchete sociológica” para o texto acima:

_____________________________________________________________________________________

ESTADO MODERNO

 “A Dinamarca moderna é uma economia de serviços altamente competitiva, com elevados níveis de emprego e um sistema de segurança social abrangente. Da Segunda Guerra Mundial até o início dos anos 80, o país foi governado por coligações sociais-democratas, o que consolidou a reputação da Dinamarca como um país liberal. Mais recentemente, os elevados níveis de tributação e tensões em relação à imigração alimentaram o crescimento de grupos de direita e centro-direita. Uma das principais contribuições culturais da Dinamarca para o mundo é o escritor Hans Christian Andersen, autor de clássicos universais como A Pequena Sereia, O Patinho Feio, Polegarzinha e O Soldadinho de Chumbo. Após a pandemia de coronavírus, cresceu o interesse no estilo de vida ”hygge", cujo principal objetivo é introduzir conforto, paz, aconchego e bem estar na rotina.” A Dinamarca pode ser considerado uma sociedade governado por uma política do tipo:


a) Vikings.

b) Bem-Estar Social.

c) Democrática.

d) Católica.

ESTADO MODERNO

 “O crime de lesa pátria tem em seu histórico distante de formação o delito de lesa majestade, também conhecido como ”crimen laesae maiestatis“. Especialmente durante o século XVIII, condutas que pudessem constituir ameaças aos reis absolutistas eram severamente punidas, tendo em vista a necessidade de proteção do “corpo do soberano”. De acordo com o que ensina o jurista Arno Dal Ri Júnior (2006 apud DAL RI JÚNIOR, 2005), o discurso político da época transmitia a noção de Rei como personificação do próprio Estado. Uma expressão que ilustra bem essa situação é a frase “L’État c’est moi!” (O Estado sou eu), dita por Luís XIV, rei da França. Nesse contexto, portanto, um atentando contra o monarca era um atentado contra o Estado – e vice-versa!”. O texto faz referência ao Estado:


a) Liberal.

b) Bem-Estar Social. 

c) Absolutista

d) Nazifascista. 

ESTADO MODERNO

 Preenche a lacuna de acordo com posicionamento político: 


________________  de uma forma geral, pregam que para uma sociedade ter progresso econômico, é preciso que o Estado não interfira na economia, o chamado “Estado Mínimo”. Eles defendem a privatização das empresas estatais, o fim das políticas sociais, o incentivo à competitividade internacional, entre outras coisas.


DEMOCRATAS – MONARQUISTAS – ANARQUISTAS – NEOLIBERAIS 

JORNADA SEMANAL DE TRABALHO

 

“Pesquisa do portal de vagas Empregos.com.br mostra que 81% dos profissionais entrevistados são a favor de trabalhar quatro dias por semana, no chamado esquema 4 x 3, enquanto 13% ainda têm dúvidas sobre o sistema - e somente 6% acham que a modalidade não funciona no país. Já as empresas parecem resistir à nova tendência. Apenas 4,9% das companhias que participaram da pesquisa são a favor da jornada reduzida. Outros 25% se opõem e 71,1% não têm um posicionamento definido sobre o tema.”


a) 71,1% das empresas são favoráveis a proposta de trabalhar quatro dias por semana.

b) No geral, os trabalhadores são contra a proposta de trabalhar quatro dias por semana.

c) 81% dos profissionais entrevistados são a favor a proposta de trabalhar quatro dias por semana.

d) No geral, as pessoas preverem trabalhar sete dias por semana.

FORÇA DE TRABALHO

 

“O novo governo terá enormes desafios no enfrentamento da baixa produtividade do trabalho no Brasil, a qual persiste basicamente inalterada há quatro décadas. Os motivos de nossa baixa produtividade são vários e estruturais. Nossa força de trabalho tem baixa qualificação. A despeito dos enormes avanços de cobertura da educação básica nas últimas três décadas, com resultados tangíveis sobre a escolarização da força de trabalho, a qualidade ainda é muito baixa. Dados do Pisa indicam faltar habilidades básicas a 66% dos jovens brasileiros na faixa dos 15 anos.” É correto afirmar:

a) A força de trabalho no Brasil possui alta produtividade.

b) Os jovens brasileiros possuem altos índices de qualificação educacional, segundo dados do Pisa.

c) A baixa produtividade da força de trabalho é causada por motivos estruturais.

d) Nas últimas quatro décadas houve grandes avanços no enfrentamento a baixa produtividade do trabalho.


SALÁRIO MÍNIMO

 

A Constituição Federal de 1988, no capítulo dos Direitos Sociais, define que o salário mínimo deve cobrir todas as necessidades do trabalhador e de sua família, ser unificado em todo o território nacional e reajustado periodicamente para garantir seu poder aquisitivo.


“Art. 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:


IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim (…)


De acordo com texto é correto afirmar:


a) O salário mínimo é determinado pela livre concorrência de empresários e trabalhadores;

b) O salário mínimo é um Direito Social regulada pela Constituição Federal.

c) O salário mínimo não é considerado um direito social.

d) O salario mínimo é responsável unicamente por satisfazer a necessidades vitais básicas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Sahlins, Sociedade afluente

 O antropólogo Marshall Sahlins (1930 – 2021) estudou as sociedades nômades coletoras-caçadoras. Assinale a alternativa correta conforme as conclusões de Sahlins:

a) Em nações pobres o povo não tem necessidades.

b) A economia dos povos ditos primitivos é de mera subsistência com busca incessante por comida.

c) A baixa densidade populacional desses povos é porque não conseguem se alimentar.

d) Os caçadores e coletores têm um padrão de vida objetivamente baixo, mas todas as necessidades materiais são facilmente satisfeitas.

Weber, Capitalismo

 Leia o texto de Max Weber:

A “sede de adquirir”, a “ânsia do lucro”, do dinheiro, da maior quantidade de dinheiro possível, são atitudes que, em si mesmas, nada tem a ver com o capitalismo. Garçons, médicos, cocheiros, artistas, prostitutas, funcionários corruptos, soldados, ladrões, cruzados, proprietários de casas de jogo, mendigos, todos podem ser possuídos por essa mesma sede – como poderia ter acontecido ou aconteceu com toda a espécie de pessoas, em todas as épocas e lugares, por toda parte em que existem ou existiram, de alguma forma, as condições objetivas desse estado de coisas. Nos manuais de história da civilização para uso das classes infantis deveria ser ensinada a renúncia a essa imagem ingênua. A avidez por um lucro sem limites não implica em nada o capitalismo, ainda menos o seu “espírito”. Este identificar-se-ia sobretudo com a dominação ou, pelo menos, com a moderação racional desse impulso irracional. Sem dúvida, na organização permanente, racional, capitalista, o capitalismo equivale à busca do lucro, de um lucro sempre renovado – é busca da rentabilidade. Só pode ser assim. Nas situações em que toda a economia está submetida à ordem capitalista, uma empresa capitalista individual que não se orientasse pela busca da rentabilidade estaria condenada a desaparecer. [...]

Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre o argumento do texto:

a) A distinção do capitalismo é a sede de lucro.

b) No capitalismo, todas as profissões desejam lucro.

c) A rentabilidade, o lucro racional e sempre renovado, é a característica do capitalismo.

d) O espírito do capitalismo é o impulso irracional pelo lucro.    

Karl Marx, Modos de produção

 "Logo no início do Manifesto Comunista, Marx e Engels afirmam que ‘a história de todas as sociedades até hoje existentes é a história das lutas de classes’. Essa frase icônica representa o cerne do que é o marxismo: o reconhecimento de que diferentes classes sociais são transpassadas por relações de dominação." Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/karl-marx.htm . Acesso em: 21/11/2022

A partir do trecho acima e conforme a teoria de Karl Marx, assinale a alternativa correta:

a) O modelo de análise da sociedade é arquitetônico, sendo que a infraestrutura de sustentação é a economia e a superestrutura de habitação é as instituições.

b) Ao longo da história houve diversos modos de produção: primitivo, asiático, escravagista, feudal, capitalista e socialista, porém a divisão de classes entre opressores e oprimidos só ocorreu até o feudalismo.

c) No Capitalismo, os proletários detêm os meios de produção e os burgueses vendem a sua força de trabalho.

d) Para Marx, socialismo e comunismo são sinônimos e representam o fim das classes sociais e a estatização dos meios de produção.

Divisão do Trabalho Social

 1) “Em De la Division du Travail Social [A Divisão do Trabalho Social], Durkheim esclarece que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, está baseada num grau de consenso entre os indivíduos e que ele designa de solidariedade. De acordo com o autor, há dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.” Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/durkheim-1-a-divisao-do-trabalho-social.htm?cmpid=copiaecola . Acesso em: 21/11/2022.

A partir do trecho acima e conforme a teoria sociológica de Durkheim, assinale a alternativa correta:

a) A solidariedade mecânica prevalece nas sociedades complexas e industriais e a solidariedade orgânica prevalece nas sociedades primitivas e arcaicas.

b) A coesão social nas sociedades de solidariedade orgânica está na semelhança entres os indivíduos que compartilham as mesmas crenças.

c) A coesão social nas sociedades de solidariedade mecânica está na complementaridade das funções.

d) O mais notável efeito da divisão do trabalho não é aumentar o rendimento das funções divididas, mas torná-las solidárias.

terça-feira, 8 de novembro de 2022

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA: ESTADO, PODER, POLÍTICA E DOMINAÇÃO

 1)Sobre o conceito de Estado, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso: 


(  ) O Estado é formado por relações de poder;

(  ) É um aparelho de dominação política;

(  ) Ao longo da história a organização do Estado permaneceu intacta;

(  ) A Monarquia é um tipo de Estado Absolutista.

(  ) A soberania nacional é uma das características do Estado Liberal;



2)Relacione as Linhas com as Colunas: 



1. Monarquia.                            (  ) O primeiro-ministro é chefe do governo.

2. República.                             (  ) Presidente eleito direto ou indiretamente.

3. Presidencialismo.                  (  ) Uma conquista democrática.

4. Parlamentarismo.                  (  ) Governo de um só.

5. Democracia.                          (  ) Presidente.

6. Poder Executivo.                   (  ) Governo do Povo.

7. Poder Legislativo,                 (  ) Supremo Tribunal Federal.

8. Poder Judiciário.                   (  ) Educação Pública, Saúde Pública e Segurança Pública.

9. Estado.                                  (  ) Deputados e Senadores.

10. Eleições                              (  )  Voto.



3) A palavra “política” é derivada do termo grego “politikos”, que designava os cidadãos que viviam na “polis”. “Polis”, por sua vez, era usada para se referir à cidade e também, em sentido mais abrangente, à sociedade organizada. Onde quer que haja duas ou mais pessoas, haverá a necessidade de definir regras de convivência, limites de ação e deveres comuns. A política acontece justamente no ato de existir em conjunto. Dessa forma, a origem da política remonta à participação na comunidade, à vida coletiva. Bem diferente do que se costuma pensar sobre a política como algo limitado aos políticos profissionais e longe do nosso cotidiano.” Em<https://www.politize.com.br/o-que-e-politica/>. Acesso: 28/03/2022.

a) De acordo com o texto, o que é Política?

b) Explique com suas palavras a seguinte afirmação: “a política não é algo limitado aos políticos.”  


4)  "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL." De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil (1988) é CORRETO afirmar:


 a) Não é função da Constituição garantir direitos sociais.

 b) A Constituição prevê o exercício da liberdade, segurança, bem-estar social e individual, igualdade e justiça.

 c) O Estado Democrático de Direito não foi instituído pela Constituição.

 d) Vivemos numa sociedade, porém sem Estado.

 e) O Estado sou eu. 


5)A dominação é "um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta (mandato) do dominador ou dos dominados influi sobre os atos (do dominado ou dos dominados), de tal modo que, em um grau socialmente relevante, estes atos têm lugar como se os dominados tivessem adotado por si mesmos e como máxima de sua ação o conteúdo do mandato (obediência)." (Max Weber). Em outras palavras, a dominação é uma forma de obediência a (as) pessoas que ocupam o lugar de dominadores em determinada relação social. Marque a alternativa CORRETA: 

a) Sociologicamente, obedecemos porque aceitamos com ou sem questionamentos o poder e a dominação.

b) O Estado não é uma forma de dominação.

c) A violência física é uma forma legitima que garantir a obediência e controle.

d) Geralmente, as relações de poder entre homens e mulheres são igualitárias.