sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Unesp 2023, Bauman, Consumismo,

 A necessária redução do tempo é melhor alcançada se os consumidores não puderem prestar atenção ou concentrar o desejo por muito tempo em qualquer objeto; isto é, se forem impacientes, impetuosos, indóceis e, acima de tudo, facilmente instigáveis e também se facilmente perderem o interesse. […] A relação tradicional entre necessidades e sua satisfação é revertida: a promessa e a esperança de satisfação precedem a necessidade que se promete satisfazer e serão sempre mais intensas e atraentes que as necessidades efetivas. 

(Zygmunt Bauman. Globalização, 2021.) 

A argumentação apresentada no excerto sobre o tempo do consumo expressa ações características 

(A) dos Estados e das empresas transnacionais, organizações interessadas em acordos supranacionais pró- -economia. 

--(B) da publicidade e do marketing, estratégias corporativas que influenciam a nossa organização social. 

(C) das instituições financeiras e das ONGs, agentes corporativos pautados pela socialização de capitais. 

(D) da didática e da neurociência, elementos empregados pelas empresas para criação de novos produtos. 

(E) da ciência e da tecnologia, campos de estudo dedicados à erradicação das diferenças socioeconômicas.

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