“Criado pela Constituição de 1988 e oficializado em 1990, o Sistema Único de Saúde (SUS) representa uma das maiores conquistas da democracia do Brasil. Com os princípios de universalidade, integralidade e a equidade, ele garante que 215 milhões de brasileiros tenham acesso gratuito à saúde de qualidade. Ao longo dos anos, o SUS se consolidou como o maior sistema público de saúde do mundo, a serviço de toda a população brasileira tornando-se uma referência internacional em vacinação , transplantes , combate a epidemias, mas, principalmente, na oferta de saúde integral, em todo o ciclo da vida, abrangendo prevenção, vigilância sanitária, assistência primária e especializada, pesquisa e educação em saúde. Na gestão passada, o SUS foi enfraquecido, com o desmonte de programas sociais e o abandono de inúmeras políticas, mas o atual governo retomou o papel do Ministério da Saúde de coordenador nacional das políticas de saúde e com isso, o SUS está mais preparado e fortalecido para prestar uma assistência de qualidade para todos, sem distinção. “Em meio a desafios, que buscamos superar pelo diálogo e união triparte entre governo federal, estados e municípios, o nosso Sistema Único de Saúde é uma conquista da sociedade brasileira e essencial para a promoção de saúde e bem-estar no país, compromisso do Governo Lula, de união e reconstrução”, afirma a ministra da Saúde Nísia Trindade O SUS realiza 2,8 bilhões de atendimentos por ano. Nenhum outro país no mundo tem um sistema público do tamanho do SUS, onde 70% da população brasileira depende exclusivamente desse serviço.” Disponível em:<https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202409/sistema-unico-de-saude-comemora-34-anos-de-democracia-e-cidadania>. Acesso: 25 nov. 2024.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado uma das maiores conquistas da democracia brasileira. Com base no texto, qual das alternativas abaixo expressa corretamente os princípios e desafios enfrentados pelo SUS?
a) O SUS foi criado com os princípios de eficiência econômica e privatização progressiva dos serviços, atendendo às demandas do mercado global.
b) Os princípios do SUS – universalidade, integralidade e equidade – garantem acesso gratuito à saúde de qualidade para toda a população brasileira, apesar de desafios relacionados a políticas públicas e financiamento.
c) Embora o SUS tenha sido concebido na Constituição de 1988, ele se limita à assistência primária, não abrangendo ações como vacinação, transplantes ou vigilância sanitária.
d) Durante a gestão passada, o SUS teve um crescimento significativo, consolidando-se como exemplo de políticas públicas fortalecidas e contínuas no Brasil.
e) O sistema público brasileiro, apesar de sua amplitude, não é referência internacional devido à falta de políticas integradas e assistência especializada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário