[...] Assim, todo conhecimento reflexivo da realidade infinita realizado pelo espírito humano finito baseia-se na premissa tácita de que apenas um fragmento limitado dessa realidade poderá constituir de cada vez o objeto da compreensão científica, e de que só ele será essencial no sentido de digno de ser conhecido. (WEBER, 1989, p. 88.)
Na concepção teórica de Weber, logo que tomamos consciência do modo como a vida se apresenta, verificamos que ela se manifesta, interna e externamente, sob uma diversidade de eventos que aparecem e desaparecem sucessiva e simultaneamente. E, sendo assim;
A) Aquele que pressupõe o nexo dos fenômenos culturais está completamente equivocado, pois ele não existe e nem pode ser estudado.
B) Essa seria a finalidade e a utilidade da sociologia, através de conceitos claros e de conhecimento de leis hipotéticas, dissolver essa diversidade.
C) As pessoas e ciências que aspiram a conhecer os fenômenos da vida,segundo a sua significação cultural, precisam estar alheias a essa diversidade.
D) A infinidade dessa diversidade subsiste, sem qualquer atenuante do seu caráter intensivo, mesmo quando concentramos nossa total atenção em um único objeto..
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