sexta-feira, 8 de novembro de 2024

SEED-PR, PSS 2024, Indústria Cultural no Brasil

O cinema, a televisão e a indústria fonográfica, sempre estiveram, desde a criação do conceito de indústria cultural, no centro das reflexões e mesmo dos estudos empíricos acerca do processo de transformação da cultura em mercadoria em moldes bastante específicos do capitalismo tardio. Se no próprio conceito de indústria cultural tais fenômenos aparecem como exemplificação do fenômeno histórico da cultura de massas, também os poucos estudos existentes no Brasil sobre a indústria cultural historicamente enfatizam principalmente o fenômeno da televisão. (NORUS, 2018.) 

É possível citar, nesse contexto, o caso das telenovelas, que, desde os anos 1970, passaram a se evidenciar enquanto um fenômeno cultural. Nesse caso específico, infere-se que: 

A) Em termos estritamente sociológicos, pode-se caracterizar as telenovelas como o principal fenômeno da indústria cultural que dominou e domina o Brasil. 

B) É certo reconhecê-las como um significativo produto lucrativo na cultura e na economia brasileira, pela influência mercadológica que exercem no telespectador..

C) É possível confirmar sua hegemonia, embora, em sua maioria, os autores nacionais sequer mencionem ou levem em consideração o conceito de indústria cultural. 

D) É possível afirmar, categoricamente, que, mesmo com o advento da tecnologia, dos chips e celulares, as telenovelas ainda reinam soberanas como centro do merchanding.

Nenhum comentário:

Postar um comentário