“O livro seminal para as reflexões em torno do chamado pós-modernismo é de Jean-François Lyotard (1924-1998), A Condição Pós-Moderna. Trata-se de um relatório que o filósofo francês preparou para o governo canadense, referente às condições do conhecimento em sociedades altamente desenvolvidas. O relato foi publicado e aceito pela comunidade acadêmica como um dos mais importantes referenciais para o estudo do pós-modernismo e logo de início faz-se menção a conceito chave, de narrativa:
O objeto desse estudo é a condição do conhecimento nas sociedades mais desenvolvidas. Eu decidi pelo uso da expressão pós-moderno para descrever essa condição. A palavra é de uso corrente no continente americano entre sociólogos e críticos; a expressão designa o estado de nossa cultura em decorrência do fluxo de transformações que, desde o fim do século XIX, têm alterado as regras do jogo para a ciência, a literatura e as artes. O presente estudo inserirá essas transformações em um contexto de crise das narrativas (LYOTARD, 1999, p. xxiii). Por narrativa entende-se, assim, um conjunto de percepções e valores que decorrem de contexto cultural que se propõe a universalizar. A narrativa choca-se com a ciência, e essa última vincula-se à filosofia, que lhe proporciona discurso de legitimação. Lyotard chamava de moderna a ciência que se legitima com referências explícitas às grandes narrativas, como a dialética do espírito, a hermenêutica do significado, a emancipação do racional (…) ou criação de riqueza (LYOTARD, 1999, p. xxiii). Fala-se, por exemplo, da narrativa do iluminismo, como aquela que promove acordo entre mentes racionais, que possibilita que o herói do conhecimento trabalhe com o objetivo de obter a paz universal, por meio de recursos éticos. Nesse sentido, justiça e verdade seriam grandes narrativas. Simplificando ao extremo, Lyotard definiu pós-modernismo como atitude de incredulidade para com essas grandes narrativas, que estariam perdendo seus grandes heróis, viagens e objetivos (LYOTARD, 1999, p. xxiv). O pós-modernismo seria então caracterizado pelo descrédito para com percepções e valores que decorrem do contexto cultural iluminista, cujo projeto se pretendia universal.” Disponível em: https://www.conjur.com.br/2012-out-07/embargos-culturais-lyotard-pos-modernismo-acesso-conhecimento/. Acesso em: 13 nov. 2024.
Com base no texto sobre A Condição Pós-Moderna de Jean-François Lyotard, assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de pós-modernismo segundo o autor:
a) O pós-modernismo defende a continuidade e valorização das grandes narrativas iluministas, como a busca pela verdade universal e a emancipação racional da humanidade.
b) Lyotard entende o pós-modernismo como uma fase de fortalecimento das ciências, que passaram a se legitimar por meio das grandes narrativas tradicionais.
c) Para Lyotard, o pós-modernismo caracteriza-se pelo ceticismo em relação às grandes narrativas, como a narrativa do iluminismo, que buscava promover um ideal universal de justiça e paz.
d) Segundo Lyotard, o pós-modernismo é um movimento intelectual que reforça a legitimidade das narrativas tradicionais e propõe sua aplicação nas artes e ciências contemporâneas.
e) O pós-modernismo, de acordo com Lyotard, é visto como um período que promove uma nova narrativa universal, capaz de substituir as narrativas iluministas desacreditadas.
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